metropoles.com

Lewandowski defende PL das Fake News e mais poder à União na segurança

Ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski falou sobre fake news e regulação da inteligência artificial em evento em SP

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução / Esfera Brasil
MINISTRO RICARDO LEWANDOWSKI DEFENDE PL DAS FAKE NEWS EM EVENTO COM EMPRESÁRIOS EM SÃO PAULO - METRÓPOLES
1 de 1 MINISTRO RICARDO LEWANDOWSKI DEFENDE PL DAS FAKE NEWS EM EVENTO COM EMPRESÁRIOS EM SÃO PAULO - METRÓPOLES - Foto: Reprodução / Esfera Brasil

São Paulo — O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, defendeu, nesta segunda-feira (22/4), a aprovação do Projeto de Lei das Fake News em um evento com empresários em São Paulo.

“A mim me parece absolutamente importante que o Congresso Nacional aprove a Lei das Fake News e a lei que regula a inteligência artificial. Só assim que nós teremos no Brasil segurança para utilizarmos o meio digital sem maiores problemas”, disse.

De autoria do senador Alessandro Vieira (MDB), o PL das Fake News será novamente debatido no Congresso. Desta vez, passará por um grupo de trabalho montado pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

O PL dormitava até eclodir o embate entre o empresário Elon Musk, dono da rede social X (antigo Twitter) e o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

No mesmo evento, Lewandowski também defendeu alterações na Constituição para unificar o sistema de segurança pública.

“Temos a segurança pública que era feita pela PM para patrulhamento ostensivo, e também pela Polícia Civil, e a Guarda Municipal, que cuida dos bens, serviços e interesses das comunidades locais. Este modelo tem que ser modificado. E ele tem [de ser modificado] por meio de uma alteração constitucional, dando mais poderes à União para fazer um planejamento nacional de caráter compulsório para os demais órgãos de segurança, sobretudo quanto às diretrizes fundamentais”.

O ministro defendeu, inclusive, a criação de um fundo próprio para a Segurança Pública. “Essa é a grande tarefa do Ministério da Justiça: fazer uma conjugação dessas forças todas. Mas é preciso fazermos também uma alteração constitucional e quem sabe legal. Talvez, devesse ser constitucionalizado o sistema único de segurança pública, tal como o SUS, com fundo próprio”.

“Educação e saúde têm fundos próprios. Eu sei que esse momento de teto de gastos e contenção de despesas é difícil, mas é algo que precisamos pensar. [Para] Aparelhar as polícias todas do Brasil e, sobretudo, sistema de inteligência é preciso de dinheiro e verbas”, disse.

Lewandowski fez parte de um debate promovido pelo Grupo Esfera Brasil, em um evento patrocinado por empresas privadas que reúne empresários, políticos e membros do Judiciário.

Ao lado dele, estavam o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?