metropoles.com

Lewandowski elogia proposta de gabinete integrado entre Sul e Sudeste

Governadores do Sul e do Sudeste se reuniram com o ministro para apresentar proposta de criação de gabinete compartilhado de segurança

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Jamile Ferraris/Ministério da Justiça
Governadores do Cosud ao lado de Lewandowski em gabinete - Metrópoles
1 de 1 Governadores do Cosud ao lado de Lewandowski em gabinete - Metrópoles - Foto: Jamile Ferraris/Ministério da Justiça

São Paulo – Durante reunião com os governadores do Consórcio Sul-Sudeste (Cosud), o ministro Ricardo Lewandowski (Justiça e Segurança Pública) elogiou a proposta para criar um gabinete integrado e fazer alterações em leis referentes à área de segurança. Além disso, ele também sinalizou eventual contribuição do governo federal na implementação do projeto pelos estados.

Lewandowski recebeu os governadores de sete estados, na tarde desta terça-feira (26/3), para que apresentassem um “Pacto para Segurança Pública”, elaborado em março deste ano pelo Cosud (imagem em destaque).

Participaram da reunião os governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos); do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL); de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo); do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB); do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB); e do Paraná, Ratinho Junior (PSD).

O único a não comparecer foi o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), que foi representado por sua vice, Marilisa Boehm (PL).

O texto apresentado a Lewandowski inclui quatro propostas a serem implementadas pelos estados:

  • Criação de um gabinete integrado e permanente de inteligência;
  • Ações conjuntas de capacitação de agentes e ofertas de vagas;
  • Aquisição compartilhada de aparatos de inteligência;
  • Alterações na legislação, como revisão de requisitos para a concessão de liberdade provisória após audiências de custódia e regulamentação do acesso às informações coletadas no monitoramento de tornozeleiras eletrônicas.

Segundo assessores, Lewandowski elogiou a elaboração do documento, sobretudo o compartilhamento de informações entre os estados, e colocou o Ministério da Justiça à disposição para colaborar com o aperfeiçoamento das propostas.

Proposta do Cosud

Os governadores pretendem encaminhar as propostas de alteração no legislativo para os respectivos presidentes da Câmara e do Senado, Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (PSD-MG). O grupo também se reuniu com ambos os parlamentares nesta tarde para introduzir o tema.

A criação de um gabinete compartilhado de segurança foi anunciada em outubro passado. Na ocasião, o Cosud destacou a necessidade de unir forças no combate às facções que atuam em mais de um estado, sobretudo os portuários e fronteiriços com outros países.

Os estados também discutiam a possibilidade de revisão das saídas temporárias de presos, conhecidas como “saidinhas”. No entanto, proposta semelhante sobre o tema foi aprovada pela Câmara na última semana, após ter sido relatada pelo deputado federal Guilherme Derrite (PL-SP), secretário licenciado de segurança pública do governo Tarcísio em São Paulo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?