Lesa Pátria: PF cumpre mandados em SP contra suspeito de financiar 8/1
PF cumpre mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em Itapetininga, interior de São Paulo
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta terça-feira (27/6) a 13ª fase da Operação Lesa Pátria. O objetivo é identificar possível financiador dos atos ocorridos em 8 de janeiro, em Brasília. Estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em Itapetininga, interior de São Paulo.
O alvo é Milton de Oliveira Júnior. Em um programa local de rádio, o empresário disse que contribuiu financeiramente para “patriotas” irem a Brasília “protestar” contra o governo Lula, e que teria comprovantes das transferências feitas por meio de Pix.
No dia 8 de janeiro deste ano, o Palácio do Planalto, Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal foram invadidos por indivíduos que promoveram violência e dano generalizado contra os imóveis, móveis e objetos daquelas instituições.
Os fatos investigados constituem crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.
A Operação Lesa Pátria segue em curso, com atualizações periódicas.
Caso tenha informações sobre a identificação de pessoas que participaram, financiaram ou fomentaram os fatos ocorridos em 8/1, em Brasília, a PF solicita que sejam encaminhadas para o e-mail denuncia8janeiro@pf.gov.br