metropoles.com

“Lenda” e “liderança nata”: políticos lamentam morte de Campos Machado

Ex-deputado estadual, Campos Machado (PSD) morreu na manhã deste sábado (6/1) no hospital Sírio Libanês, na capital paulista

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Agência Alesp/Divulgação
O ex-deputado Campos Machado - Metrópoles
1 de 1 O ex-deputado Campos Machado - Metrópoles - Foto: Agência Alesp/Divulgação

São Paulo – Políticos paulistas divulgaram notas de pesar pela morte do ex-deputado Campos Machado, de 84 anos. O ex-parlamentar morreu na manhã deste sábado (6/1) no hospital Sírio Libanês, na capital paulista, onde estava internado por causa de uma leucemia.

“Perdemos não apenas um querido amigo, mas uma lenda da política paulista e brasileira”, escreveu o secretário estadual de Governo, Gilberto Kassab, que é presidente nacional do PSD, partido ao qual Campos Machado era filiado desde agosto do ano passado.

O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), que foi governador de São Paulo, relembrou a trajetória de Campos Machado e o chamou de “admirável articulador político”.

“Perdi hoje um grande amigo, que tinha como marca a lealdade. Um dos maiores líderes partidários do país, admirável articulador político, dedicado servidor da causa pública, Campos Machado foi fiel aos compromissos que assumia, sempre orientados pelos ideais de defesa da democracia e do respeito às instituições e aos poderes legitimamente constituídos”, disse Alckmin.

Presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), onde Campos Machado atuou por nove mandatos consecutivos, André do Prado (PL) disse, em nota, que o ex-deputado “dedicou sua vida ao parlamento paulista”.

O líder da bancada do PT na Alesp, Paulo Fiorilo, afirmou: “Quem teve oportunidade de conhecê-lo, como eu, pode atestar: era uma liderança nata”. “Em que pese as diferenças político-partidárias, deixou sua contribuição para a política paulista e brasileira.”

O prefeito paulistano Ricardo Nunes (MDB) disse que Campos Machado foi “um grande amigo e irmão” na política. “Ficarão eternizadas nossas conversas e conselhos.”

Quem foi Campos Machado

Advogado formado pela Universidade de São Paulo (USP), o político foi deputado estadual por nove mandatos consecutivos, ou seja, durante 36 anos.

Até 2020, Campos Machado foi o principal cacique do PTB em São Paulo, mas deixou a sigla naquele ano após discordar da aproximação do então presidente do partido, Roberto Jefferson, com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Depois, presidiu o diretório do Avante no estado antes de migrar para o partido de Gilberto Kassab.

Em nota, a Alesp afirmou que o deputado teve quase 300 leis aprovadas no período em que atuou como deputado, incluindo a gratuidade no transporte público estadual para pessoas acima de 60 anos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?