Laudo sobre morte de jovem em peeling de fenol sairá esta semana
Exame necroscópico do IML deve esclarecer causa da morte de Henrique Chagas da Silva após peeling feito pela influencer Natalia Becker
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — O laudo necroscópico do jovem que morreu durante um procedimento de peeling de fenol realizado pela influencer Natalia Becker deve ser apresentado à Polícia Civil de São Paulo até o fim desta semana. Henrique Chagas da Silva, de 27 anos, começou a passar mal assim que acabou a aplicação, ainda na clínica de Natalia, no último dia 3 de junho.
A mulher, que não possui formação em medicina, foi indiciada por homicídio doloso.
A equipe de investigação do 27º Distrito Policial da capital espera que, no laudo, os legistas do Instituto Médico Legal (IML) esclareçam o que provocou a morte de Henrique. No atestado de óbito, emitido dias após a morte, a causa consta como “não determinada”. “No aguardo de exames complementares”, escreveu o médico Ricardo Rioji na ocasião.
A defesa de Natalia Becker levantou a hipótese de que o paciente pudesse ter alguma condição médica não informada previamente. Tatiane Forte, que representa a influencer, afirma não acreditar que o fenol tenha provocado a morte de Henrique e supõe que o jovem tenha tido uma “corresponsabilidade”.
“A responsabilidade que estão colocando nas costas dela é muito grande. Sendo que a gente não sabe se de fato ele morreu por conta do fenol. O paciente poderia ter uma corresponsabilidade. A gente precisa entender o que aconteceu, qual foi a causa”, disse Tatiane ao Metrópoles na semana passada.
“A Natalia teve o cuidado de fazer a anamnese, de fazer as perguntas que tinham que ser feitas. Infelizmente, se ele tinha alguma alergia, ou se ele estava medicado, ou se estava com alguma outra substância que a gente não sabe, só vamos saber com o laudo mesmo”, complementou ela.
Indiciamento
Antes do resultado do exame necroscópico, o delegado Eduardo Luis, do 27º Distrito Policial, indiciou Natalia Fabiana de Freitas Antonio, conhecida como Natalia Becker, por homicídio com dolo eventual. Para fundamentar o indiciamento, ele citou o fato de a influencer não ser médica.
De acordo com o Conselho Regional de Medicina de São Paulo, é preciso ser formado em medicina para aplicar o peeling de fenol.
Natalia Becker diz que aprendeu a realizar o procedimento por meio de um curso on-line. A mulher também não é esteticista.
“A gente está solicitando o reconhecimento da Natalia como técnica em estética, porque a lei prevê. Quem trabalhou três anos de 2018, da promulgação da lei, tem direito adquirido. A gente está pleiteando isso. Porque ela trabalha com isso comprovadamente desde 2013. A empresa dela é de 2013, a mesma empresa”, afirma a advogada Tatiane Forte.
Peeling fenol
O peeling de fenol é um tratamento dermatológico concebido para restaurar a pele, melhorando sua textura, reduzindo rugas, manchas e cicatrizes de acne. O procedimento se diferencia das outras técnicas existentes pela sua profundidade de atuação, já que é capaz de atingir camadas dérmicas mais profundas, prometendo resultados mais transformadores.
O fenol é um composto químico que possibilita a esfoliação controlada da pele, desencadeando um processo de rejuvenescimento. Porém, é um ácido muito forte que pode causar efeitos colaterais significativos e até mesmo danos irreversíveis.
Esse tratamento é um procedimento mais invasivo em comparação com outros tipos de peelings, como os de ácido salicílico ou glicólico, e requer um período de recuperação mais longo.