Lanche de pernil e Templo de Salomão: Câmara de SP aprova 73 projetos
Maratona de votações ocorreu na noite dessa quarta e deve continuar a partir da tarde desta quinta; vereadores também discutiram LDO de 2025
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — Em uma maratona de votações na noite dessa quarta-feira (27/6), a Câmara Municipal de São Paulo aprovou 73 projetos de lei antes do recesso dos vereadores — as votações devem continuar até a próxima semana.
Entre as propostas aprovadas estão a inclusão do Templo de Salomão, pertencente à Igreja Universal do Reino de Deus, na lista dos Bens Turísticos de Valor Excepcional Permanente.
O projeto sobre o megatemplo evangélico, localizado no Brás, região central de São Paulo, foi aprovado em segunda e definitiva votação. A autoria é do vereador Sansão Pereira (Republicanos), ligado à bancada evangélica.
Também passou em segunda votação o projeto que inclui a Semana do Carro Antigo no calendário de eventos da capital paulista. A programação será festejada na última semana de setembro e um de seus propósitos é “valorizar os entusiastas de carros antigos”. A autoria é de Isac Félix (PL).
Os vereadores também aprovaram em segunda votação o projeto que proíbe corridas de cavalo no Jockey Club. A proposta seguiu para sanção do prefeito Ricardo Nunes (MDB).
Sanduíche de pernil
O tradicional sanduíche de pernil do Bar Estadão (foto de destaque) não foi esquecido pelos vereadores. Foi aprovado em primeira votação o projeto do vereador Rodrigo Goulart (PSD) que declara o lanche um Patrimônio Cultural Imaterial da Cidade de São Paulo.
Outra proposta inusitada aprovada em primeira votação foi a inclusão do Dia do Flag Football — esporte semelhante ao futebol americano — no calendário de eventos da cidade. A data escolhida pela vereadora Sandra Santana (MDB) foi 6 de setembro.
Orçamento
Também nessa quarta-feira, os vereadores iniciaram a segunda e última rodada de discussão da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) de 2025. A peça estima o orçamento da capital paulista para o ano que vem em R$ 119 bilhões.
A lista completa dos projetos aprovados nessa quarta-feira pode ser conferida aqui.
A próxima sessão plenária da Câmara está convocada para esta quinta-feira (27/6), às 15h. A Casa vai transmitir a sessão, ao vivo, por meio do Portal da Câmara, no link Plenário 1º de Maio.