Lago do Parque Ibirapuera tem formação de ilha e água verde
Nível baixo da água em lago do Parque Ibirapuera resultou na formação de uma ilha. Água está verde desde 24 de setembro
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — Além da água verde, um dos lagos do Parque Ibirapuera apresentou a formação de uma ilha nesse domingo (29/9). Localizado na zona sul de São Paulo, o lago está com o nível da água em baixa.
O fenômeno é semelhante ao que está acontecendo no Rio Pinheiros, que tem coloração esverdeada desde o dia 9 de setembro. A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) explica que o fenômeno acontece por conta do “período seco agravado pela forte estiagem”, que diminuiu significativamente as contribuições dos afluentes do rio. A vazão estava muito baixa na calha principal e favoreceu a proliferação de algas, devido à elevada concentração de nutrientes.
Veja:
Usuários de redes sociais relataram a presença da ilha no Ibirapuera. “Até o lago do Parque Ibirapuera está pedindo socorro”, disse um ao compartilhar imagens da situação. Outro internauta relatou que a ilha é uma “novidade” no local: “essa ilha no meio não existia há até um tempo atrás. Corro no Ibira há pelo menos 15 anos e não lembro dele tão seco”, escreveu.
A Urbia, concessionária responsável pela gestão do Ibirapuera, informou ao Metrópoles que “a responsabilidade pela qualidade da água dos cursos hídricos do parque é da Sabesp e do Poder Concedente”.
A Sabesp afirmou que “não é responsável pela gestão do lago”. A companhia acrescentou que dispõe da Estação de Flotação e Remoção de Flutuantes no leito do Córrego do Sapateiro, que contribui para qualidade da água. Segundo a Sabesp, a estação opera normalmente.