metropoles.com

Concentração de algas faz lago do Parque Ibirapuera amanhecer verde

Altas temperaturas e falta de chuvas favoreceram crescimento de algas no lago do Parque Ibirapuera. Prefeitura e Urbia acompanham a situação

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/ TV Globo
Combinação de altas temperaturas e falta de chuvas favoreceu crescimento de algas no lago do Parque Ibirapuera - Metrópoles
1 de 1 Combinação de altas temperaturas e falta de chuvas favoreceu crescimento de algas no lago do Parque Ibirapuera - Metrópoles - Foto: Reprodução/ TV Globo

São Paulo — Quem passou pelo Parque Ibirapuera, na zona sul de São Paulo, na manhã desta terça-feira (24/9), percebeu a coloração esverdeada acima do normal no lago do local. O problema foi ocasionado pelo baixo volume de água e a proliferação de algas.

A Prefeitura, por meio da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), informou que está acompanhando a situação do lago junto à Urbia, concessionária que administra o parque.

Segundo a SVMA, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), que é a responsável pela Estação de Flotação e Remoção de Flutuantes no parque, foi acionada para soluções alternativas. Em nota, a Sabesp informou não ser responsável pela gestão do lago, apenas dispõe da Estação de Flotação no leito do Córrego do Sapateiro. “A estação opera normalmente”, afirmou.  

Veja:

3 imagens
Lago do Parque Ibirapuera amanhece verde nesta terça-feira
Lago do Parque Ibirapuera amanhece verde nesta terça-feira
1 de 3

Lago do Parque Ibirapuera amanhece verde nesta terça-feira

Reprodução/ TV Globo
2 de 3

Lago do Parque Ibirapuera amanhece verde nesta terça-feira

Reprodução/ TV Globo
3 de 3

Lago do Parque Ibirapuera amanhece verde nesta terça-feira

Reprodução/ TV Globo

A explicação para a mudança na cor do lago se deu pela combinação das altas temperaturas com a falta de chuva, que favoreceu o florescimento das algas e acelerou o fenômeno de eutrofização em partes dos lagos. A bomba da fonte não está funcionando por causa do nível baixo de água.

A Urbia informou que a responsabilidade pela qualidade da água do Parque Ibirapuera é da Sabesp e do Poder Concedente. A concessionária realiza análises trimestrais acerca da qualidade da água e as submete para a SVMA para devidas ações.

Rio Pinheiros verde

No dia 9 de setembro, o Rio Pinheiros, que nasce do encontro das represas Guarapiranga com Rio Grande e deságua no rio Tietê, amanheceu verde (veja abaixo).

Governo realizou bombeamento no Rio Pinheiros, que estava verde pela proliferação de algas. Operação apresentou melhoria em 35% do canal - Metrópoles
Após Rio Pinheiros ficar verde, Governo faz operação de bombeamento

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) explicou que o fenômeno aconteceu por conta da junção do período seco com a forte estiagem, que diminuiu significativamente as contribuições dos afluentes do rio. A vazão estava muito baixa na calha principal e favoreceu a proliferação de algas, devido à elevada concentração de nutrientes.

Segundo nota enviada ao Metrópoles, a companhia afirmou que está em alerta e monitorando as condições de qualidade dos rios e represas.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?