Kassab formaliza apoio do PSD à reeleição de Ricardo Nunes em SP
Secretário estadual de Governo, Gilberto Kassab vai formalizar o apoio do PSD à reeleição do prefeito Ricardo Nunes neste sábado em SP
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – O secretário estadual de Governo, Gilberto Kassab (PSD), vai formalizar neste sábado (23/12), em um evento público em São Mateus, zona leste da capital paulista, o apoio do PSD à reeleição do prefeito Ricardo Nunes (MDB) no ano que vem.
Kassab é o presidente nacional do PSD e já tem aliados ocupando postos na Prefeitura de São Paulo.
Embora o prefeito já conte com o apoio de diretórios municipais de partidos como o PL, do ex-presidente Jair Bolsonaro, o Republicanos, de Tarcísio de Freitas, e o PP, Kassab é o primeiro dirigente nacional a formalizar apoio à campanha pela reeleição de Nunes em 2024.
Ele já atuava a favor do prefeito como secretário do governo Tarcísio e dava conselhos políticos a Nunes.
A formalização se dará após suspense sobre os apoios políticos ao prefeito. Na última terça-feira (19/12), Tarcísio disse que só apoiaria Nunes caso ele fosse o candidato de Bolsonaro, em uma primeira indicação pública de que o governador poderia se afastar da campanha do prefeito.
Por outro lado, o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, disse a Nunes nessa quinta-feira (21/12) que Bolsonaro decidiu apoiá-lo e que vai, inclusive, indicar o nome do vice na chapa do prefeito. Nas últimas semanas, o ex-presidente havia sinalizado apoio ao deputado federal e pré-candidato bolsonarista Ricardo Salles (PL).
Ao longo do ano, Kassab investiu seu capital político filiando o maior número de prefeitos paulistas ao PSD, tirando do PSDB o posto de maior partido do estado. A ação contou com aval de Tarcísio. A estratégia do governador é montar uma “frente ampla” à direita, com integrantes das legendas aliadas, para tentar evitar o crescimento de partidos à esquerda, como PT e PSol, que são de oposição.
Na Prefeitura, o entorno de Nunes está animado com a formalização precoce do apoio. Kassab foi prefeito da capital entre 2006 e 2012 e é considerado um hábil articulador político. Em 2022, ele foi um dos coordenadores da vitoriosa campanha de Tarcísio ao governo do estado.
Nunes deve disputar a eleição contra o deputado federal Guilherme Boulos (PSol), que conta com apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e lidera as pesquisas de intenção de voto. Kassab, que é aliado de Lula na esfera federal, havia feito acenos a Boulos, intermediando encontros entre o deputado e empresários da capital.