metropoles.com

Kassab formaliza apoio do PSD à reeleição de Ricardo Nunes em SP

Secretário estadual de Governo, Gilberto Kassab vai formalizar o apoio do PSD à reeleição do prefeito Ricardo Nunes neste sábado em SP

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Bruna Sampaio e Carol Jacob/Alesp
Fotografia colorida mostra Gilberto Kassab olhando para o lado no plenário da Alesp - Metrópoles
1 de 1 Fotografia colorida mostra Gilberto Kassab olhando para o lado no plenário da Alesp - Metrópoles - Foto: Bruna Sampaio e Carol Jacob/Alesp

São Paulo – O secretário estadual de Governo, Gilberto Kassab (PSD), vai formalizar neste sábado (23/12), em um evento público em São Mateus, zona leste da capital paulista, o apoio do PSD à reeleição do prefeito Ricardo Nunes (MDB) no ano que vem.

Kassab é o presidente nacional do PSD e já tem aliados ocupando postos na Prefeitura de São Paulo.

Embora o prefeito já conte com o apoio de diretórios municipais de partidos como o PL, do ex-presidente Jair Bolsonaro, o Republicanos, de Tarcísio de Freitas, e o PP, Kassab é o primeiro dirigente nacional a formalizar apoio à campanha pela reeleição de Nunes em 2024.

Ele já atuava a favor do prefeito como secretário do governo Tarcísio e dava conselhos políticos a Nunes.

A formalização se dará após suspense sobre os apoios políticos ao prefeito. Na última terça-feira (19/12), Tarcísio disse que só apoiaria Nunes caso ele fosse o candidato de Bolsonaro, em uma primeira indicação pública de que o governador poderia se afastar da campanha do prefeito.

Por outro lado, o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, disse a Nunes nessa quinta-feira (21/12) que Bolsonaro decidiu apoiá-lo e que vai, inclusive, indicar o nome do vice na chapa do prefeito. Nas últimas semanas, o ex-presidente havia sinalizado apoio ao deputado federal e pré-candidato bolsonarista Ricardo Salles (PL).

Ao longo do ano, Kassab investiu seu capital político filiando o maior número de prefeitos paulistas ao PSD, tirando do PSDB o posto de maior partido do estado. A ação contou com aval de Tarcísio. A estratégia do governador é montar uma “frente ampla” à direita, com integrantes das legendas aliadas, para tentar evitar o crescimento de partidos à esquerda, como PT e PSol, que são de oposição.

Na Prefeitura, o entorno de Nunes está animado com a formalização precoce do apoio. Kassab foi prefeito da capital entre 2006 e 2012 e é considerado um hábil articulador político. Em 2022, ele foi um dos coordenadores da vitoriosa campanha de Tarcísio ao governo do estado.

Nunes deve disputar a eleição contra o deputado federal Guilherme Boulos (PSol), que conta com apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e lidera as pesquisas de intenção de voto. Kassab, que é aliado de Lula na esfera federal, havia feito acenos a Boulos, intermediando encontros entre o deputado e empresários da capital.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?