metropoles.com

Justiça torna réu vereador que se recusou a ler projeto de lei LGBT+

Tribunal de Justiça de SP aceitou denúncia por homofobia feita contra vereador evangélico que se recusou a ler projeto LGBT+ em Bertioga

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
Imagem mostra homem de terno e gravata - Metrópoles
1 de 1 Imagem mostra homem de terno e gravata - Metrópoles - Foto: Reprodução

São Paulo — O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) aceitou denúncia por homofobia contra o vereador Eduardo Pereira (PSD), de Bertioga, que se recusou a ler um projeto de lei (PL) que criava programa de direitos às pessoas LGBTQIA+. Pereira chegou a se retirar da sessão realizada em maio na câmara da cidade do litoral de São Paulo.

A denúncia foi apresentada pela promotora Joicy Romano, que afirmou que o vereador “incitou a discriminação e estimulou a hostilidade contra o grupo LGBTQIA+, praticando discriminação penalmente típica diante da externalização de ideias de inferiorização, aversão, segregação e intolerância, razão pela qual a conduta encontra subsunção no crime de racismo”.

Um dos textos que o vereador se recusou a ler tratava do programa “Respeito Tem Nome”, que, entre outras coisas, procura garantir o acesso ao nome social em documentos para pessoas trans e travestis.

Pereira estava na mesa diretora durante a sessão da câmara, foi convidado a ler o projeto de lei e se recusou. “Tá louco? Não faz isso comigo. Dar um projeto LGBT para mim?”, disse.

Questionado à época pelo Metrópoles, o vereador disse que percebeu que o projeto foi passado a ele por sua “posição de cristão”, e decidiu não fazer a leitura. “Deus ama a todos e eu também, mas estou no meu direito de não ter feito a leitura”, afirmou. “Nem fiz críticas ou alguma consideração” disse.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?