metropoles.com

Justiça suspende operação da PM em bairro de Santos no fim de semana

Justiça suspendeu a Operação Verão, da PM, sábado e domingo, em bairro de Santos que receberá oficinas para discutir urbanização da área

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/SSP
PMs fardados com armas de grande porte em favela; ação da polícia no litoral será investigada pelo MPSP - Metrópoles
1 de 1 PMs fardados com armas de grande porte em favela; ação da polícia no litoral será investigada pelo MPSP - Metrópoles - Foto: Divulgação/SSP

São Paulo — A Justiça suspendeu a Operação Verão da Polícia Militar neste fim de semana na Vila dos Criadores, na região da Alemoa, em Santos, no litoral de São Paulo. A decisão foi tomada em 22 de fevereiro e a justificativa é a proteção de agentes públicos e moradores durante a realização de oficinas, onde serão apresentadas propostas de urbanização da área.

Desde o dia 3 de fevereiro, após a morte de Samuel Wesley Cosmo, 39 pessoas foram mortas em supostos confrontos com policiais militares na Baixada Santista. As ações da PM têm sido alvo de críticas e denúncias realizadas por entidades de defesa dos direitos humanos, que apontam abusos e execuções sumárias na região. Um relatório detalhado foi entregue ao procurador-geral de Justiça, Mario Sarrubbo, na segunda-feira (26/2).

“Considerando a Operação Verão em curso na Baixada Santista, com notícias jornalísticas de recorrentes enfrentamentos armados nas comunidades, periferias e morros da região, oficie-se ao 6º BPMI (Comando de Policiamento do Interior 6), informando que, durante os dias 2 e 3 de março de 2024, serão realizadas Oficinas no território da Vila dos Criadores, com os moradores, no âmbito dos trabalhos da Câmara Judicial, instaurada por este Juízo”, afirma a juíza Fernanda Peres, da 1ª Vara da Fazenda Pública de Santos.

Segundo a decisão, secretários municipais, advogados, Defensoria Pública, Ministério Público, servidores municipais e outros integrantes da câmara judicial estarão no local, prestando apoio.

A Justiça solicita a suspensão das atividades da Operação Verão para “segurança de todos os moradores, atores e autoridades envolvidas nas oficinas”.

O que diz a SSP

Questionada sobre a decisão judicial, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) afirma que a Polícia Militar foi oficiada pelo Poder Judiciário local, solicitando a suspensão da Operação Verão nos dias e no bairro mencionados, em decorrência do evento comunitário.

“Diante disto, o Comando da PM na região informou ao Magistrado que o policiamento será mantido, em dimensões e com o emprego de protocolos adequados à situação apresentada, com o objetivo de garantir a segurança dos participantes do evento e de toda a população”, diz, em nota.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?