metropoles.com

Justiça volta a proibir bandeiras com mastro em estádios de São Paulo

Justiça anulou decisão que liberou, em julho de 2022, a entrada de mastros nos estádios de São Paulo; artefatos estavam proibidos desde 1996

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ricardo Moreira/Getty Images
Gaviões da Fiel
1 de 1 Gaviões da Fiel - Foto: Ricardo Moreira/Getty Images

São Paulo — A Justiça anulou decisão de primeira instância e voltou a proibir a entrada de bandeiras com mastros em estádios de São Paulo. Proibidos desde 1996, os mastros foram liberados em julho do ano passado, após pedido da Polícia Civil.

A volta da proibição atende a um recurso interposto pela promotora Regiane Vinche Zampar Guimarães Pereira. Ela apontou “inadequação da via eleita, ilegitimidade ativa da autoridade policial para o pedido e incompetência do Anexo de Defesa do Torcedor na apreciação do pedido”, o que foi aceito pela 1ª Turma Recursal Criminal do TJSP.

A entrada dos mastros foi solicitada por delegado da 6ª Delegacia de Polícia de Repressão aos Delitos de Intolerância Esportiva. Na ação, ele pediu a interpretação do Estatuto do Torcedor e de lei estadual sobre o tema.

O Ministério Público Estadual, entretanto, apontou a validade da norma estadual que impede a entrada de bandeiras com mastro em estádios, mesmo após a publicação do Estatuto do Torcedor.

Na decisão, o desembargador José Eugênio do Amaral Souza Neto afirmou que a questão impacta milhões de pessoas e exige que forças de segurança resolvam a situação com base nas normas federal e estadual.

“Porém, não são essa autoridade policial, este processo e este juízo as pessoas e o âmbito adequados para a solução do problema”, diz.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?