metropoles.com

Justiça prorroga prazo de candidatos à CNH em SP para habilitação

Novo prazo vai até 31 de março deste ano. A medida vale para quem já emitiu o certificado de conclusão das aulas práticas até 31 de dezembro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Agência São Paulo/Reprodução
Mão de motorista no volante. CNH - Metrópoles
1 de 1 Mão de motorista no volante. CNH - Metrópoles - Foto: Agência São Paulo/Reprodução

São Paulo — Devido a uma decisão judicial, o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) abriu o sistema para as unidades do Centro de Formação de Condutores (CFCs) agendarem os exames finais de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) dos candidatos que iniciaram o processo a partir de 20 de março de 2019. A prorrogação será até 31 de março.

A medida vale para quem já emitiu o certificado de conclusão das aulas práticas até 31 de dezembro de 2024. Nesses casos, falta apenas a realização do exame prático de direção veicular.

Processos em aberto para CNH em SP

De acordo com o Detran, atualmente, há cerca de 22 mil processos de habilitação em aberto. Do total, 104 de 2019; 5.174 de 2020; e 5.077 de 2021. De 2022 e 2023, os números de pendentes no exame prático foram de 5.306 e 6.438, respectivamente.

Nesse mesmo período, mais de 3 milhões de CNHs foram emitidas. Ainda segundo a autarquia, desde 2019, o Detran-SP mais de 11 milhões de vagas para exames práticos de habilitação foram disponibilizadas em todo o estado de São Paulo.

Decisão judicial

Conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o processo do candidato à habilitação permanece ativo por um período de doze meses. Em 19 de dezembro de 2024, o Detran-SP tomou conhecimento da decisão judicial que prorroga os prazos de validade dos processos de habilitação.

“Em resposta, no dia 24 de dezembro, o Detran-SP enviou o Ofício nº 477/2024 à Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), solicitando a adoção de medidas pelo órgão federal para garantir o cumprimento da decisão judicial e destacando que não há represamento de provas no estado de São Paulo”, anunciou, em comunicado.

A autarquia destacou que o prazo foi sucessivamente prorrogado durante a pandemia de Covid, e depois restabelecido no ano passado. “Assim, os processos de habilitação iniciados entre 2019 e 2023, que ainda estão em andamento, precisariam ser finalizados até 31 de dezembro de 2024”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?