metropoles.com

Justiça pede prisão de suspeito de atentado contra prefeito de Taboão

O suspeito, de 33 anos, que é procurado pela polícia, seria proprietário de um dos carros envolvidos no atentado contra o prefeito de Taboão

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Prefeito de Taboão da Serra (SP), Aprígio da Silva
1 de 1 Prefeito de Taboão da Serra (SP), Aprígio da Silva - Foto: Reprodução

São Paulo — A Justiça determinou, nesta segunda-feira (21/10), a prisão temporária de um suspeito de participar do atentado contra o atual prefeito e candidato à reeleição de Taboão da Serra, na região metropolitana de São Paulo, José Aprígio da Silva, de 72 anos. O suspeito está sendo procurado pelas autoridades policiais.

A investigação da Polícia Civil já indicava a participação do homem, de 33 anos, proprietário de um dos carros envolvidos no crime e que foram localizados pela autoridades policiais.

5 imagens
Cápsula de projétil foi encontrada
Prefeito de Taboão da Serra (SP), Aprígio da Silva
Carro de Aprígio, prefeito de Taboão da Serra, foi baleado
Imagem mostra carro de Aprígio, prefeito de Taboão da Serra (SP), após ter sido baleado
1 de 5

Nissan March queimado possivelmente usada pelos suspeitos foi encontrado

Reprodução/TV Band
2 de 5

Cápsula de projétil foi encontrada

Reprodução/TV Band
3 de 5

Prefeito de Taboão da Serra (SP), Aprígio da Silva

Reprodução
4 de 5

Carro de Aprígio, prefeito de Taboão da Serra, foi baleado

Reprodução
5 de 5

Imagem mostra carro de Aprígio, prefeito de Taboão da Serra (SP), após ter sido baleado

Reprodução

O veículo em questão, utilizado frequentemente pelo suspeito, segundo a polícia, é um Fiat Siena. Segundo a investigação, o carro teria sido usado na fuga dos criminosos e, posteriormente, localizado em uma residência em Osasco, na Grande São Paulo.

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP), a mulher que estava no local relatou que o carro pertence ao seu falecido marido e costuma ser utilizado seu filho, de 33 anos. Assim, o automóvel foi apreendido e o homem passou a ser procurado pela polícia.

Outro automóvel já havia sido encontrado incendiado em um trecho da Rodoanel Governador Mário Covas, também em Osasco. O Nissan March vermelho teria sido o carro de onde os tiros foram disparados contra o prefeito.

A informação foi confirmada na tarde dessa sexta ao Metrópoles pelo delegado responsável pelo caso, Hélio Bressan, e divulgada pela SSP nesse sábado (19/10). O automóvel foi apreendido e periciado. A polícia também encontrou no local uma cápsula de projétil de fuzil, que será investigada.

A Polícia Federal instaurou um inquérito para investigar o atentado. Agentes da corporação foram às ruas, ainda na última sexta, para captar informações sobre o crime.

O atentado

José Aprígio da Silva foi alvo de tiros do que a polícia acredita ser um fuzil, enquanto realizava, nessa sexta-feira (18/10), visita aos bairros atingidos pelas fortes chuvas da semana passada.

Em nota, a Prefeitura de Taboão da Serra informou que no caminho para uma coletiva de imprensa na nova sede da prefeitura, o veículo oficial onde estava Aprígio foi alvo de tiros e um projétil atingiu o prefeito no ombro.

Um vídeo (veja abaixo) mostra o político baleado em um veículo e, depois, sendo socorrido em uma cadeira de rodas. Aprígio tenta a reeleição e disputará o segundo turno com Engenheiro Daniel (União).

Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), um veículo passou na Rodovia Régis Bittencourt e disparou contra o carro oficial da prefeitura. O político está no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. Conforme a nota, o estado de saúde do político ainda inspira cuidados, mas ele se encontra estabilizado na UTI, sob acompanhamento intensivo da equipe médica.

Em nota, a SSP informou que exames periciais foram solicitados. O caso foi registrado como tentativa de homicídio, bem como localização/apreensão de veículo e objeto, no 1° Distrito Policial de Taboão da Serra.

“As investigações estão em andamento visando o esclarecimento dos fatos e prisão dos envolvidos”, conclui a SSP.

Podemos se manifesta

Em nota, a presidente nacional do Podemos, Renata Abreu, manifestou profunda preocupação com o atentado sofrido por Aprígio e ressaltou que, neste momento, a prioridade é a recuperação do prefeito.

“Este é um momento de cautela, e aguardamos com serenidade mais detalhes sobre o ocorrido, confiando que as autoridades competentes realizarão investigação minuciosa para esclarecer os fatos”, disse.

“O Podemos reitera o repúdio a qualquer forma de violência e reafirma seu compromisso com o respeito, a democracia e o diálogo. Esperamos que o prefeito Aprígio se restabeleça rapidamente e que todas as circunstâncias deste triste episódio sejam esclarecidas o mais breve possível”, concluiu o comunicado.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?