Advogado pede à Justiça prisão de Rodrigo Manga, prefeito de Sorocaba
Prefeito e secretário de Saúde da cidade desacataram uma determinação judicial de oferecer tratamento a uma idosa que sofre com Alzheimer
atualizado
Compartilhar notícia
A defesa de uma mulher que teve atendimento de home care negado pela Prefeitura de Sorocaba pediu à Justiça, na sexta-feira (26/1), a prisão do prefeito da cidade, Rodrigo Manga (Republicanos), além do seu secretário de Saúde, Cláudio Pompeo, por desobedecerem ordem judicial. O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) ainda não se manifestou sobre o pedido.
A Justiça havia determinado que a prefeitura providenciasse o tratamento à paciente Neusa Carvalho de Oliveira, de 78 anos. Segundo a defesa, ela sofre de Alzheimer e, desde o começo do mês, espera o tratamento de home care pois vem sofrendo com uma forte infecção urinária.
A paciente, diz a defesa, está em estágio terminal de Alzheimer. O advogado de Neusa argumenta, no pedido de prisão, que o prefeito e o secretário da saúde “praticaram, em tese, crime de responsabilidade, tipificado no artigo 1º, inciso XIV do Decreto-Lei nº 201, de 27 de fevereiro de 1967”.
Leia a matéria na íntegra no Correio do Interior, parceiro do Metrópoles.