metropoles.com

Justiça manda plano de saúde pagar feminização de mulher trans em SP

TJSP manteve em 2ª instância uma decisão de janeiro que determina que convênio médico pague a cirurgia de feminização de uma paciente trans

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
TJSP
1 de 1 TJSP - Foto: null

São Paulo — O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) manteve, em segunda instância, a decisão que determinou que o plano de saúde Vivest, da Fundação CESP, pague o procedimento de feminização facial e mamoplastia de aumento requerido por uma paciente mulher transexual.

A empresa tinha negado a cobertura dos tratamentos citados, alegando que os procedimentos não estão previstos na resolução normativa em vigência da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

A decisão da Turma I do Núcleo de Justiça 4.0 entendeu ser justo o veredito proferido pelo juiz Valdir da Silva Queiroz Junior, da 9ª Vara Cível de São Paulo, em janeiro deste ano. O relator da apelação, Olavo Sá, apontou que a cirurgia pretendida pela paciente não visava finalidade estética, mas sim era necessária para adequar sua identidade de gênero e preservar o bem-estar psicológico dela, não podendo ser ignorado, o princípio da dignidade humana.

“A apelada é pessoa transexual que se reconhece como do gênero feminino e com base em laudos médicos profissionais, confirmou sua disforia de gênero e iniciou sua jornada para alcançar, ainda mais, o corpo com aspectos femininos”, afirmou o relator.

Completaram a decisão unânime, o juiz Marco Antonio Barbosa de Freitas e a juíza Regina Aparecida Caro Gonçalves.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?