metropoles.com

Justiça manda apagar vídeo de Marçal com “se não ganhar, é rolo”

Justiça atendeu a pedido da campanha de Boulos (PSOL) e exigiu que Meta remova vídeo de Marçal (PRTB) que diz que “se não ganhar, é rolo”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Redes Sociais
Imagem mostra postagem de candidato no Instagram - Metrópoles
1 de 1 Imagem mostra postagem de candidato no Instagram - Metrópoles - Foto: Reprodução/Redes Sociais

São Paulo — O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP) determinou que a Meta remova das redes sociais vídeo em que o candidato à Prefeitura de São Paulo Pablo Marçal (PRTB) levanta suspeitas sobre as eleições, dizendo que “se não ganhar, é rolo”. A decisão liminar da Justiça para a remoção do vídeo em até 24 horas atende a pedido feito pela campanha de Guilherme Boulos (PSol).

“De rigor salientar que não há qualquer restrição no sentido de que o requerido faça publicação a respeito do apoio que recebe de seus eleitores”, afirma a juíza Claudia Barrichello. “Entretanto, ao fazer a afirmação no sentido de que se o candidato requerido não ganhar as eleições é porque ‘tem rolo’, é certo que o requerido faz afirmação sabidamente inverídica, colocando em dúvida a lisura do processo eleitoral brasileiro, e que não pode ser tolerado pela Justiça Eleitoral”, diz a magistrada.

A campanha de Boulos afirmou que, até o momento em que foi apresentada a petição, o vídeo tinha 721 mil visualizações. “A gravidade e a irregularidade do conteúdo destinado a atacar a integridade do processo eleitoral brasileiro, desta justiça especializada e do próprio estado democrático de direito são inquestionáveis e ultrapassam todos os limites do direito à liberdade de expressão e manifestação do pensamento”, disse.

Segundo representantes de Boulos, Marçal tem “reiteradamente descumprido as regras eleitorais e desafiado decisões desta justiça especializada”. “Nesta reta final de campanha, entretanto, resolveu dobrar a aposta e partir para o questionamento a respeito da credibilidade do sistema eleitoral, narrativa já utilizada por Jair Bolsonaro e seus apoiadores durante o pleito de 2022”, afirmou, na petição.

O Metrópoles pediu um posicionamento da campanha de Marçal, mas não obteve resposta até a publicação desta reportagem. O espaço segue aberto para atualizações.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?