Justiça manda a leilão quatro imóveis da igreja de Estevam Hernandes
Por dívida de aluguéis atrasados, Justiça de SP determinou a venda de imóveis da Igreja Renascer em Cristo, do apóstolo Estevam Hernandes
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) decidiu mandar para leilão quatro imóveis da Igreja Renascer em Cristo, do apóstolo Estevam Hernandes, que também é dono da Rede Gospel e idealizador da Marcha para Jesus no Brasil.
A ação foi movida pela empresa Pole Comércio de Veículos, que cobra aluguéis atrasados desde 2013. A dívida é estimada em cerca de R$ 1,6 milhão.
No dia 15 de maio, o juiz Emanuel Brandão Filho, da 6ª Vara Cível, do Foro Regional de Santo Amaro, na capital paulista, determinou a penhora dos imóveis ligados à Igreja Renascer e os mandou à venda em pregão eletrônico. Ainda cabe recurso.
Entre os imóveis, está o prédio de 2,6 mil m² no Cambuci, na zona sul da capital, cujo teto desabou durante um culto em 2009. Na ocasião, nove pessoas morreram e mais de 70 ficaram feridas.
Penhora
No processo, a defesa contesta a avaliação judicial dos imóveis e argumenta “excesso de penhora” – ou seja, que os prédios, avaliados em R$ 26,5 milhões, valeriam muito mais do que a dívida alegada. A tese, no entanto, foi recusada.
“Apesar da avaliação dos imóveis somar valor superior ao executado nestes autos, não se pode precisar se os imóveis serão efetivamente arrematados, considerando ainda que, se alienados em segunda praça, o valor pode chegar a 50% da avaliação de cada imóvel”, escreveu Brandão Filho.
O juiz destaca, ainda, que existiriam “inúmeras penhoras” averbadas nas matrículas dos imóveis da igreja do apóstolo Estevam Hernandes.
“No mais, se caso o valor da arrematação superar a quantia exequenda, a diferença apurada será destinada à executada (Igreja Renascer), evitando-se enriquecimento ilícito de qualquer das partes”, decidiu.