metropoles.com

Justiça extingue ação de deputado do PT contra privatização da Sabesp

Juiz disse que, ao apresentar ação popular, Simão Pedro (PT) instou TJSP a realizar controle de constitucionalidade e extrapolar competência

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Imagem colorida traz reprodução de site da sabesp
1 de 1 Imagem colorida traz reprodução de site da sabesp - Foto: null

São Paulo – A Justiça de São Paulo extinguiu nessa segunda-feira (11/3) uma ação popular movida pelo deputado estadual Simão Pedro (PT) contra a desestatização da Sabesp. O parlamentar questionava a constitucionalidade da Lei nº 17.853/2023, aprovada pela Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) no ano passado autorizando o governo do estado a privatizar a empresa.

Na decisão, o Juiz Maricy Maraldi, da 10ª Vara de Fazenda Pública de São Paulo, entendeu que o deputado não usou o meio adequado para questionar a constitucionalidade de uma lei estadual. Isso, de acordo com o magistrado, seria uma tentativa de provocar o Tribunal de Justiça do estado a usurpar suas competências.

“Verifica-se inadequado o ajuizamento da ação popular para o fim de se atingir tal desiderato, posto que a via utilizada é inidônea para tanto”, disse o magistrado.

O argumento de inconstitucionalidade é utilizado por deputados de oposição desde o ano passado e já havia sido rejeitado anteriormente pela Justiça.

Segundo os parlamentares do PT e do PSol, a Constituição paulista determina que serviços de água e esgoto devem ser prestados por uma empresa pública e que uma eventual privatização da Sabesp deveria ser alterada na lei estadual. Por isso, defendem, a desestatização deveria ter sido aprovada por meio de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), e não um projeto de lei.

O projeto de lei da privatização da Sabesp foi aprovado em dezembro em sessão tumultuada, com pancadaria e bombas de gás lacrimogêneo no plenário da Alesp, e recebeu 62 votos a favor e um contra. Nenhum deputado de oposição estava presente durante a votação.

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?