metropoles.com

Justiça determina que Morando remova post contra Luiz Fernando em SBC

Justiça Eleitoral determinou que Flávia Morando (União) retire do ar publicações que relacionavam Luiz Fernando Teixeira (PT) à corrupção

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Redes Sociais
Flávia Morando SBC
1 de 1 Flávia Morando SBC - Foto: Reprodução/Redes Sociais

São Paulo — A Justiça Eleitoral de São Paulo determinou, em decisão liminar, que a candidata à prefeitura de São Bernardo do Campo, Flávia Morando (União), retire do ar duas publicações sobre seu rival na corrida eleitoral, Luiz Fernando Teixeira (PT).

Os posts, veiculados pelo Instagram e Facebook, buscavam relacionar Luiz Fernando Teixeira a casos de corrupção relacionados ao ex-prefeito de São Bernardo do Campo Luiz Marinho (PT) — atualmente ministro do Trabalho do governo Lula.

As publicações continham imagens de Luiz Fernando e Luiz Marinho juntos, com reportagens de jornais tratando investigações contra Marinho. Na legenda, Flávia escreveu “a legenda eu deixo com vocês”.

Na representação contra Flávia Morando, Luiz Fernando Teixeira acusa sua rival de ter publicado as informações de forma descontextualizada, o que foi acatado pela Justiça Eleitoral. Na decisão, o juiz Maurício Tini Garcia menciona o artigo 9-C da Resolução TSE 23610/2019, que dispõe:

Art. 9º-C É vedada a utilização, na propaganda eleitoral, qualquer que seja sua forma ou modalidade, de conteúdo fabricado ou manipulado para difundir fatos notoriamente inverídicos ou descontextualizados com potencial para causar danos ao equilíbrio do pleito ou à integridade do processo eleitoral

A decisão da Justiça Eleitoral foi publicada nessa segunda-feira (19/8) e, na manhã desta terça-feira (20/8), as publicações já estavam fora do ar. Procurada pelo Metrópoles, a assessoria de Flávia Morando não se pronunciou sobre o caso. O espaço permanece aberto.

Sobrinha do prefeito

Flávia Morando (União Brasil) é sobrinha do atual prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando (PSDB), que está em seu segundo mandato à frente da prefeitura e escolheu Flávia como sua sucessora. Luiz Fernando Teixeira (PT), por sua vez, é deputado estadual e irmão do ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira.

Na última pesquisa realizada pela Paraná Pesquisas sobre as intenções de voto na cidade paulista, em maio deste ano, Flávia Morando (União Brasil) apareceu em segundo lugar, com 17,4% das intenções de voto. O líder da pesquisa foi o deputado federal Alex Manente (Cidadania-SP), com 31,8%. Em terceiro lugar ficou o ex-deputado federal Marcelo Lima (Podemos), com 17,0%. Luiz Fernando (PT) ocupou a quarta posição, com 12,9% das intenções de voto.

A pesquisa, realizada entre os dias 21 e 26 de maio, ouviu 800 pessoas e apresenta uma margem de erro de aproximadamente 3,5 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?