metropoles.com

Justiça derruba liminar e prefeitura retoma licitação de câmeras em SP

Decisão da Justiça diz que não há evidência de que as câmeras com reconhecimento facial reforcem a discriminação social e racial

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Câmera de segurança
1 de 1 Câmera de segurança - Foto: Reprodução

São Paulo — A Prefeitura de São Paulo conseguiu derrubar a liminar que impedia a licitação para a compra de 20 mil câmeras inteligentes de segurança, com tecnologia de reconhecimento facial. O recurso da administração municipal foi acatado pela Justiça e o edital será reaberto na sexta-feira (26/5), com pregão eletrônico.

A licitação estava suspensa desde o dia 18, porque uma liminar apontava risco de discriminação com a implementação do Programa Smart Sampa.

Na decisão publicada nesta terça-feira (23), a relatora Paola Lorena suspendeu a liminar por não ver risco na adoção dessa tecnologia. “Não há evidência de que a implementação de videomonitoramento reforce eventual discriminação social e racial, considerando que, com relação a artigos e matérias jornalísticas, não é possível analisar como foram produzidos ou, ainda, se os autores e suas conclusões são independentes e imparciais.”

Segundo a prefeitura, as câmeras deverão melhorar o atendimento da Guarda Civil Metropolitana (GCM). A administração municipal espera que, após a assinatura do contrato com a empresa vencedora, a implementação das primeiras 200 câmeras ocorra em até dois meses.

Na quinta (18), o juiz Luis Manoel Fonseca Pires, da 3ª Vara da Fazenda Pública, suspendeu a concorrência liminarmente. Em sua decisão, destacou o risco de perpetuação de práticas racistas com o uso das câmeras. Por isso, acolheu o pedido da Bancada Feminista, mandato coletivo do PSol na Câmara Municipal de São Paulo.

“Inúmeros pesquisadores de diversas áreas (direito, psicologia, sociologia, tecnologia de informação entre outras) e instituições renomadas (do Brasil e do exterior) apontam para riscos concretos de reprodução do racismo estrutural no uso do sistema de monitoramento por reconhecimento facial porque essa tecnologia reproduz padrões de discriminação incorporados na cultura e na dinâmica institucional das sociedades sem permitir qualquer revisão desses graves comportamentos”, afirmou na ocasião.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?