metropoles.com

Justiça decide que mãe de criança com autismo pode cultivar cannabis

Decisão da Justiça foi acompanhada por profissionais que acompanharam a criança e reconheceram a melhora de seu quadro com o tratamento

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arquivo pessoal
Imagem colorida mostra Angela Aboin e sua filha, diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista (TEA), em meio a várias plantas de cannabis; Justiça a autorizou cultivar a planta em casa - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra Angela Aboin e sua filha, diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista (TEA), em meio a várias plantas de cannabis; Justiça a autorizou cultivar a planta em casa - Metrópoles - Foto: Arquivo pessoal

São Paulo – Em decisão inédita, o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) autorizou a mãe de uma criança diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista (TEA) a cultivar cannabis para uso medicinal em sua casa, na cidade de Campinas, no interior paulista.

Com isso, a mãe não precisa renovar os pedidos para o cultivo e não pode ser processada criminalmente pelo plantio de cannabis. Angela Aboin faz o plantio artesanal da planta desde 2016 e já havia conseguido outros cinco Habeas Corpus, mas com um ano de validade.

“Todos os anos você ter que se apresentar à justiça e viver nessa insegurança de poder perder um direito não era confortável. Exigia uma certa tensão de, pelo menos uma vez no ano, apresentar essa documentação e sempre com receio do desconhecido. Era um novo julgamento e em cada julgamento pode sair uma sentença diferente”, declarou Angela ao portal g1.

Segundo a Defensoria Pública de São Paulo, a criança iniciou o tratamento com canabidiol em 2017 e apresentou redução de crises e comportamento agressivo, e melhora nas habilidades psicomotoras.

A decisão foi acompanhada por profissionais multidisciplinares, que acompanharam a criança e reconheceram a melhora de seu quadro com o tratamento. A Justiça aprovou o salvo-conduto definitivo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?