metropoles.com

Justiça condena segurança que obrigou homem a tirar parte da roupa em supermercado

Homem pesquisava preços de produtos e decidiu não comprar nada, mas, ao sair do estabelecimento, foi acusado de roubo por segurança

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Imagem colorida mostra um homem negro sem camisa agachado para subir as calças após abordagem de um segurança de supermercado em Limeira - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra um homem negro sem camisa agachado para subir as calças após abordagem de um segurança de supermercado em Limeira - Metrópoles - Foto: Reprodução

São Paulo – A Justiça condenou um segurança que trabalhava para uma rede atacadista na cidade de Limeira, no interior de São Paulo, por discriminação e preconceito racial contra um cliente.

O caso aconteceu no dia 6 de agosto de 2021, quando o metalúrgico Luiz Carlos da Silva foi ao estabelecimento, pesquisou preços e decidiu não comprar nada. Ao sair do supermercado, ele foi abordado por um segurança.

Como a situação estava demorando para se resolver, o homem se desesperou e começou a se despir para comprovar que não havia furtado, cena que foi presenciada por diversos consumidores.

“Não há como ver toda a cena vexatória e humilhante a que se submeteu a vítima no presente caso e não remeter ao racismo cotidiano. Necessária uma lição de humildade e de se colocar no lugar da vítima para entender o que ela pensou e como se sentiu naqueles momentos”, disse o juiz Guilherme Lopes Alves Lamas, da 2ª Vara Criminal da Comarca de Limeira.

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) informou que a pena foi fixada em um ano de prestação de serviços à comunidade, a ser realizado em entidade a ser indicada por associações de defesa de direitos de afrodescendentes, e pagamento de 10 dias-multa.

Cabe recurso da decisão da 2ª Vara Criminal da Comarca de Limeira e o réu poderá apelar em liberdade.

Em nota, a rede atacadista Assaí afirmou que a abordagem foi feita por funcionários terceirizados e, após um processo interno de apuração, os envolvidos no caso foram demitidos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?