metropoles.com

Justiça condena academia que impedia manobrista de treinar no local

Juiz afirmou que decisão da academia reforçava “o estigma social vivido por trabalhadores de funções menos valorizadas”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução- TRT
TRT 15ª Região- Metrópoles
1 de 1 TRT 15ª Região- Metrópoles - Foto: Reprodução- TRT

São Paulo A Justiça do Trabalho condenou uma academia de Campinas, no interior de São Paulo, a pagar R$ 15 mil por danos morais a um homem que trabalhava como manobrista no estabelecimento, mas que era impedido de treinar no espaço.

Além desse valor, a Academia 24 Horas também foi condenada a pagar ao manobrista despesas trabalhistas, como horas extras, intervalo intrajornada e adicional de insalubridade.

Na decisão, o juiz Lucas Falasqui Cordeiro, da 2ª Vara do Trabalho de Campinas, cita que a proibição da academia “reforça o estigma social vivido por trabalhadores de funções menos valorizadas”, isso porque uma das regras do espaço era que trabalhadores de algumas funções, como manobristas e faxineiras, não podiam treinar no local, ao contrário de outros funcionários.

O juiz também cita que a distinção entre os professores e os profissionais de serviços gerais vai de encontro ao princípio da dignidade humana e o direito à igualdade garantidos pela Constituição Federal.

Em nota, a Academia 24 Horas disse que “não pode responder por quaisquer atos ou decisões da administração anterior a atual, assumida em 12/2021, esta que não compactua com posturas discriminatórias”.

Afirmou ainda que “desde a assunção dessa nova administração, os sócios da ACADEMIA 24h permitem que seus colaboradores usufruam das instalações da academia, conforme estabelecido em nossas políticas internas”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?