metropoles.com

Justiça cassa candidatura de Dário Saadi à Prefeitura de Campinas

Decisão fala em abuso de poder durante campanha de Dário Saadi, candidato à reeleição em Campinas. Político afirmou que vai recorrer

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução- Facebook
Dário Saadi, candidato à reeleição em Campinas (SP)- Metrópoles
1 de 1 Dário Saadi, candidato à reeleição em Campinas (SP)- Metrópoles - Foto: Reprodução- Facebook

São Paulo — A 275ª Zona Eleitoral de Campinas cassou o registro de candidatura de Dário Saadi (Republicanos) à Prefeitura da cidade. Segundo a Justiça Eleitoral, o atual prefeito do município no interior de São Paulo teria usado do cargo para fazer gravações em áreas restritas, utilizando bens e serviços da administração de Campinas, o que, segundo a Justiça, desequilibra a disputa com seus concorrentes.

A ação foi movida pela Coligação Mudança de Verdade (PT, PCdoB, PV, PSOL e Rede) e pelo Ministério Público Eleitoral. A decisão foi em primeira instância e ainda cabe recurso.

O candidato teria utilizado uma creche municipal, além de unidades de saúde para gravar programas eleitorais.

“O abuso, por conseguinte, configurou-se diante de condutas que transbordam do ordinário, levando a um desequilíbrio não natural da disputa entre os candidatos“, afirmou o juiz Paulo Cesar Batista dos Santos.

De acordo com o último levantamento da Quaest, divulgado na última quarta-feira (18/9), Dário Saadi lidera a disputa em Campinas com 46% das intenções de votos, seguido por Rafa Zimbaldi (Cidadania), com 16% e Pedro Tourinho (PT), com 13%.

Em nota, a campanha de Dário afirmou que “a decisão da primeira instância da Justiça de aceitar um pedido do PT para barrar a candidatura de Dário Saadi por causa da publicação de três posts na internet, em nada interfere na campanha de Dário. A própria lei eleitoral garante a manutenção regular da campanha, ao suspender qualquer efeito da decisão, enquanto não se esgotarem todos os recursos”.

E ainda destacou que “a campanha de Dário Saadi recebe a decisão com indignação e lamenta que o PT apele à Justiça para tentar contrariar a vontade amplamente majoritária dos campineiros. O roteiro da oposição é o mesmo de quatro anos atrás. Em 2020, tentaram barrar Dário na Justiça porque ele havia feito um atendimento, como médico, de graça. Mas a decisão final foi clara: Dário sempre foi correto e não cometeu nenhum crime eleitoral e muito menos qualquer abuso”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?