SP: perfil de bairro expõe menor em redes alegando tentativa de furto
Página da Mocca publicou vídeos do jovem na portaria, o acusando de invasão. Família registrou BO por calúnia e perfil fez retratação
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — Tudo estava bem no aniversário de 15 anos de Matheus até que, durante uma partida de futebol, a bola caiu dentro do condomínio vizinho ao que ele mora. Ao tentarem recuperar a bola, o jovem e o cunhado dele foram acusados de tentarem invadir o prédio, que fica na Rua Cuiabá, na Mooca, em São Paulo.
O Metrópoles conversou com a irmã do adolescente, Paloma Salles. O caso aconteceu no sábado, dia 16 de novembro, durante a festa de aniversário de Matheus. O menino estava jogando com os amigos quando a bola foi arremessada e atingiu a área do prédio de trás. Ele, então, foi com o marido de Paloma, Thierry, de 24 anos, até o local.
Chegando no prédio, os dois foram atendidos pela portaria eletrônica, que disse que entraria em contato com a portaria física para auxiliá-los. Como não havia ninguém na portaria física, eles tentaram contato com uma mulher que estava na academia, mas ela não ajudou e avisou aos condôminos que haviam dois suspeitos na porta do prédio.
Em seguida, um dos moradores, que teve acesso às câmeras de segurança, enviou as imagens a uma página do Instagram sobre a Mooca, com 44 mil seguidores, e disse que houve uma tentativa de furto. Na imagem, Matheus e Thierry aparecem e foram acusados de tentativa de invasão.
Veja:
Paloma afirmou que a família só ficou sabendo sobre o post no dia seguinte. “Meu irmão é cerimoniário da igreja […] Minha mãe começou a receber um monte de mensagens, com fotos e prints, das pessoas que reconheceram ele”, contou.
A família, então, entrou em contato com a página para questionar como eles postaram o vídeo, divulgando o rosto de um menor de idade, sem nenhuma informação ou prova. Segundo a irmã de Matheus, eles disseram a ela que não tinham culpa, que apenas repostam o que os seguidores enviam.
A irmã da vítima pediu que a página postasse uma retratação, o que foi acatado, mas sem nenhuma menção ao caso. “Ficou super inválido”, defendeu a jovem.
Veja:
Após a “retratação” feita pela página, a família e os amigos de Matheus denunciaram a página, que foi derrubada pelo Instagram. A página estava desativada até a publicação da reportagem. A Secretaria da Segurança Pública informou que o caso foi registrado como calúnia no 57º DP (Mooca).
Com a repercussão do vídeo, Paloma revelou que a família está vivendo “um verdadeiro inferno”. De acordo com ela, o irmão não está mais saindo sozinho na rua, com medo de alguém machucá-lo.