metropoles.com

Sozinha na Escócia, jornalista pediu emprego por temer ficar sem teto

A jornalista Nathalia Urban morreu nessa quarta-feira (25) em Edimburgo, na Escócia. Causa da morte não foi divulgada

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Nathalia
1 de 1 Nathalia - Foto: null

São Paulo — O Metrópoles teve acesso aos últimos posts feitos por Nathalia Urban, jornalista brasileira que morreu nessa quarta-feira (25/9) em Edimburgo, na Escócia. Em publicações nas redes sociais, Nathalia falou sobre o fim do seu relacionamento e disse estar “desesperada” para conseguir um emprego – caso contrário, temia ficar “sem teto”.

A jornalista era correspondente do Brasil 247 e vivia na Escócia. Neste mês, ela se casou com seu então companheiro, Damien Minards, australiano e também jornalista. No entanto, o casal se divorciou ainda durante a lua de mel, em uma viagem para a Tunísia.

Ao voltar para a Escócia, Nathalia faleceu por razões ainda desconhecidas. De acordo com o Brasil 247, a jornalista precisou ser assistida por aparelhos e, na quarta-feira, não resistiu. Seus órgãos serão doados, no que o jornal chamou de “último gesto de humanidade”.

No último domingo (22/9), Nathalia expôs os problemas pelos quais estava passando nas redes sociais. Em um post, a jornalista disse ter terminado seu longo relacionamento com Damien, que deixaria o Reino Unido em decorrência do rompimento.

4 imagens
Nathalia Urban e Damien Richards
Nathalia anunciou noivado em seu Instagram
Nathalia e Damien eram ativistas pró-Palestina
1 de 4

Nathalia Urban, correspondente do Brasil 247

2 de 4

Nathalia Urban e Damien Richards

3 de 4

Nathalia anunciou noivado em seu Instagram

4 de 4

Nathalia e Damien eram ativistas pró-Palestina

“Eu preciso me reorganizar financeiramente o mais rápido possível ou vou acabar sem teto. Por favor, se alguém estiver contratando na Escócia, é só me dar um grito, estou desesperada”, diz trecho da postagem.

Nove minutos depois, Nathalia fez nova postagem em resposta à primeira: “Estou realmente desesperada, essa situação toda é demais”.

Em uma terceira publicação, já na madrugada de segunda (23/9), ela disse: “Acho que nunca fiquei tão deprimida na minha vida”.

O Metrópoles contatou as autoridades de saúde da Escócia e o Itamaraty para questionar sobre a causa da morte de Nathalia, mas não teve retorno até a publicação desta reportagem.

Quem era Nathália Urban

Natural de Santos, no litoral de São Paulo, Nathalia era correspondente do portal Brasil 247 e foi responsável pela criação do programa Veias Abertas, exibido na TV 247, um espaço voltado à luta dos povos latino-americanos.

Ela era ativista pró-Palestina e atuava a favor de movimentos latinoamericanos e anti-imperialistas. Além disso, Nathalia era feminista. Seus colegas de profissão destacaram a coragem da jornalista em homenagens publicadas nas redes sociais.

Nathalia foi criada por mãe solo. Aos 15 anos, mudou-se para João Pessoa, na Paraíba, onde iniciou o curso de Antropologia na Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Em entrevista ao jornalista Leonardo Attuch, para a série Grandes Jornalistas, da TV Brasil 247, Nathalia contou que a conquista foi a realização de um sonho dela e da mãe. Pouco tempo depois, a mãe da jornalista morreu em decorrência de um câncer nos ossos.

Nathalia abandonou o curso na UFPB ao ser aprovada na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC), onde passou a estudar ciências sociais. Posteriormente, retornou à cidade natal para cursar jornalismo na Universidade Católica de Santos.

Ela passou por veículos como A Tribuna de Santos, Brasil Wire e Revista Jacobina. Também fazia parte da equipe editorial do Migrant Women Press.

Nathalia ficou conhecida anteriormente por ter namorado o youtuber PC Siqueira, que morreu no ano passado.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?