Jornada do Patrimônio em SP terá Linn Da Quebrada e Negra Li; saiba mais
Prefeitura divulgou programação da Jornada nesta sexta-feira; evento acontece entre os dias 19 e 20 de agosto na cidade de São Paulo
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — A Prefeitura de São Paulo divulgou nessa sexta-feira (11/8) a programação da 9ª Jornada do Patrimônio, que está marcada para os dias 19 e 20 de agosto.
Criado para celebrar os patrimônios históricos e culturais da cidade, o evento chega a essa edição trazendo shows de artistas como Linn Da Quebrada e Negra Li, além dos tradicionais roteiros pela capital paulista e espetáculos artísticos.
Desta vez, a Jornada tem como tema a frase “Se a cidade, se a cidade fosse minha”, uma alusão à canção popular “Se essa rua fosse minha”.
Segundo a secretária de Cultura de São Paulo, Aline Torres, o objetivo da programação deste ano é valorizar locais e narrativas para além dos tradicionais pontos turísticos da cidade.
“A Jornada mostra que São Paulo é a casa do mundo”, afirma a secretária.
A abertura do evento será no dia 18, no CEU Paz, com shows dos cantores MC Bin Laden e Negra Li, a partir das 17h30.
No final de semana, mais de 300 atrações movimentam os quatro cantos da cidade com atividades sobre a memória de São Paulo.
Entre os destaques da programação está o roteiro “Bom Retiro Arquitetônico e Gastronômico”, que convida o público para conhecer a diversidade cultural do bairro do Bom Retiro.
No roteiro “Vila Itororó: Moradia, Cultura e Resistência no Bixiga”, a população é apresentada à história do Centro Cultural Vila Itororó, que completa 100 anos este ano. O espaço tem 37 casas erguidas em 1920 e fica ao lado do Rio Itororó, que foi canalizado para a construção da Avenida 23 de maio na década de 1970.
Nas periferias da cidade, o destaque vai para a programação sobre os territórios negros da Brasilândia, na zona norte da cidade.
O percurso começa na Praça Benedicta Cavalheiro e passa por pontos importantes ligados à memória negra, que incluem espaços e personalidades do samba, rap e religiões de matriz africana.
Também na zona norte, o público pode descobrir as histórias da primeira fábrica de cimento do país, palco de uma greve histórica que durou sete anos e culminou na conquista de direitos trabalhistas para o grupo de funcionários. O roteiro é em Perus, onde fica a Companhia Brasileira de Cimento Portland.
Também em Perus, será o show da cantora Linn Da Quebrada. A artista sobe ao palco do CEU Perus com o álbum Trava Língua, no domingo.
A lista de atividades conta ainda com eventos nos museus e Sescs da cidade. Todos os eventos são gratuitos, mas alguns exigem inscrição prévia.
Para conferir a programação completa e entender como se inscrever nos eventos, é preciso acessar o site jornadadopatrimonio.prefeitura.sp.gov.br.