metropoles.com

Joice é condenada por dizer que Jovem Pan “lambe os pés” de Bolsonaro

Joice Hasselmann chamou Jovem Pan de “lixo” e disse que emissora foi “puxa-saco” de Bolsonaro para conseguir concessão de TV aberta

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
debate tv cultura candidatos eleicao sp 2020
1 de 1 debate tv cultura candidatos eleicao sp 2020 - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

São Paulo – A ex-deputada federal Joice Hasselmann (Podemos) foi condenada pela Justiça paulista, em segunda instância, a pagar R$ 10 mil à Jovem Pan por ter dito que a emissora é “puxa-saco” do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A decisão é passível de recurso.

Em fevereiro de 2022, Joice disse, em entrevista a um podcast, que a Jovem Pan “virou esse lixo que fica lambendo os pés do Bolsonaro pra cima e pra baixo”. Ela afirmou, ainda, que a emissora havia se tornado “puxa-saco” do ex-presidente porque os donos queriam ganhar a concessão de um canal público de TV.

“Você puxa-saco, puxa-saco, puxa-saco, o governo promete e aí vira uma rádio 100% Bolsonaro”, disse Joice ao podcast Inteligência Limitada.

Na ocasião, a Jovem Pan pediu R$ 100 mil na Justiça contra Joice alegando “honra e imagem abaladas” e argumentou que a então deputada buscava “criar escândalos para se promover em sua vida pública”.

Derrotada em primeira instância, a emissora recorreu e conseguiu a condenação em decisão colegiada. De cinco desembargadores da 4ª Câmara de Direito Privado, apenas dois foram contrários a reverter a decisão inicial.

Para o desembargador Vitor Kümpel, relator do caso na segunda instância, as falas de Joice causaram “dubiedade e desprestígio” e feriram a “imagem e honra” da Jovem Pan para o público.

“A ré não comprovou nos autos suas alegações, tampouco comprovou que a Jovem Pan angariou o direito de tornar-se uma emissora de televisão através de benefício do antigo governo federal com lobby ou ‘puxando o saco’, quiçá mediante acordo ilegal”, escreveu.

Procurada pelo Metrópoles, a ex-deputada disse que já recorreu da decisão. “A Jovem Pan não pode cercear meu direito de expressão. Todo mundo enxerga o que virou essa rádio. Acabou o contraditório. Um horror”, disse à reportagem.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?