Janaína Torres Rueda é eleita a melhor chef mulher da América Latina
Chef Janaína Torres Rueda receberá o prêmio em um evento que será realizado no dia 28 de novembro no Rio de Janeiro
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – A chef Janaína Torres Rueda foi eleita a Melhor Chef Feminina da América Latina em 2023 pelo Latin America’s 50 Best Restaurants, prestigiado ranking anual que aponta os melhores restaurantes da América Latina.
O anúncio foi feito nesta quinta-feira (5/10). A chef receberá a homenagem em um evento que será realizado no dia 28 de novembro no Rio de Janeiro.
Janaína Torres Rueda é coproprietária, ao lado de Jefferson Rueda, seu ex-marido, da Casa do Porco, do bar casual Dona Onça, da lanchonete de cachorro-quente Hot Pork, da Sorveteria do Centro e da Merenda da Cidade, todos na cidade de São Paulo.
“Estar ao lado de tantas mulheres poderosas, que representam a mudança que desejamos ver no setor é uma grande honra. Como sempre, agradeço ao 50 Best por oferecer uma plataforma que nos ajuda a divulgar a importância da inclusão, de melhores condições de vida e da educação alimentar. Todos nós devemos ajudar as pessoas ao nosso lado a prosperar”, disse a chef, em nota divulgada pela assessoria de imprensa.
Além de estar à frente de empreendimentos de sucesso na área da gastronomia, Janaína Torres Rueda é conhecida por atuar em iniciativas de impacto social, trabalhando na promoção de uma alta gastronomia mais inclusiva e democrática.
Segundo o 50 Best Restaurants, a chef paulistana será a décima a receber o prêmio. Em 2022, quem recebeu o título foi a paranaense Manu Buffara.
“Além de ser uma chef excepcional, Janaína Torres Rueda defende, há tempos, a gastronomia social e demonstra um compromisso inabalável com sua comunidade. Enquanto prestigiamos sua trajetória, aproveitamos para celebrar uma década de conquistas extraordinárias de talentosas chefs da região, que lideram a próxima era gastronômica”, afirmou William Drew, diretor de conteúdo do Latin America’s 50 Best Restaurants.
A Casa do Porco, um dos restaurantes de Janaína Torres Rueda, foi o estabelecimento brasileiro mais bem colocado no ranking. Ele aparece na 12ª colocação da lista, divulgada em junho. O restaurante também aparece no 4º lugar entre os melhores da América Latina, depois de ter sido o melhor em 2022.
Confira os 20 primeiros colocados no The World’s 50 Best
- Central (Lima, Peru)
- Disfrutar (Barcelona, Espanha)
- Diverxo (Madri, Espanha)
- Asador Etxebarri (Axpe Achondo, Espanha)
- Alchemist (Copenhage, Dinamarca)
- Maido (Lima, Peru)
- Lido 84 (Gardone Riviera, Itália)
- Atomix (Nova York, Estados Unidos)
- Quintonil (Cidade do México, México)
- Table (Paris, França)
- Trèsind Studio (Dubai, Emirados Árabes)
- A Casa do Porco (São Paulo, Brasil)
- Pujol (Cidade do México, México)
- Odette (Singapura)
- Le Du (Bangkok, Tailândia)
- Reale (Castel di Sangro, Itália)
- Gaggan Anand (Bangkok, Tailândia)
- Steirereck (Viena, Áustria)
- Don Julio (Buenos Aires, Argentina)
- Quique Dacosta (Dénia, Espanha)