metropoles.com

Irmão de Bolsonaro é derrotado em Registro por aliado de Kassab

O adversário Samuel (PSD) conseguiu se eleger prefeito com 55,73%, mesmo com a forte campanha de Bolsonaro a favor do irmão

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Jair Bolsonaro e Renato Bolsonaro
1 de 1 Jair Bolsonaro e Renato Bolsonaro - Foto: Reprodução

São Paulo — Mesmo com apoio de Jair Bolsonaro, Renato Bolsonaro, irmão do ex-presidente, perdeu, neste domingo (6/10), a disputa pela Prefeitura da cidade de Registro, no interior paulista.

Samuel (PSD) venceu com 55,73% dos votos, contra 29,82% de Renato. Ex-chefe da Casa Civil de Geraldo Alckmin em São Paulo e ex-deputado federal pelo PSDB, Samuel Moreira, hoje no PSD de Gilberto Kassab, reuniu 10 partidos em sua coligação: PSD, PP, Republicanos, União Brasil, MDB, Podemos, Solidariedade, PSB e PDT e PSDB. Moreira já foi prefeito da cidade duas vezes.

A cidade tem 59 mil habitantes e é conhecida como “capital” do Vale do Ribeira, ao sul do estado de São Paulo, região de preservação ambiental que abrange 22 municípios, incluindo Eldorado, cidade onde nasceu o ex-presidente e onde vive parte da família.

Derrota de Bolsonaro e Tarcísio

Coordenador regional do PL no Vale do Ribeira, Renato é chefe de gabinete da Prefeitura de Miracatu. Ele concorreu a vereador da cidade em 2008 e se candidatou a prefeito em 2012 e 2016. Antes, já havia disputado outras quatro eleições, e triunfou em nenhuma.

No entanto, a força local do eleitorado bolsonarista foi um dos ativos que levou o Partido Liberal (PL) a preferir lançar Renato à Prefeitura da maior cidade da região. Tanto que a cidade foi uma das poucas que recebeu o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em período de campanha.

No dia 10 de setembro, tanto Jair quanto Tarcísio de Freitas (Republicanos) visitaram o município para participar de uma carreata. Também participaram do ato o senador Marcos Pontes (PL-SP) e deputados federais como Rosana Valle (PL-SP), que também é candidata à Prefeitura de Santos. Outros candidatos em cidades do Vale do Ribeira também estiveram no evento.

3 imagens
Também participaram do ato o senador Marcos Pontes (PL-SP) e 
deputados federais como Rosana Valle (PL-SP), que também é candidata à Prefeitura de Santos
Renato tem 60 anos, já se candidatou para cargos políticos 9 vezes, mas só conseguiu se eleger uma vez:
em 1996 para vereador em Praia Grande
1 de 3

Bolsonaro e Tarcísio participam de ato de campanha na cidade de Registro, SP, onde o irmão do ex-presidente Renato Bolsonaro é candidato à Prefeitura

Reprodução- Redes sociais
2 de 3

Também participaram do ato o senador Marcos Pontes (PL-SP) e deputados federais como Rosana Valle (PL-SP), que também é candidata à Prefeitura de Santos

3 de 3

Renato tem 60 anos, já se candidatou para cargos políticos 9 vezes, mas só conseguiu se eleger uma vez: em 1996 para vereador em Praia Grande

Reprodução- Redes sociais

Candidatura

A candidatura de Renato foi costurada a partir da desistência do atual prefeito da cidade Nilton Hirota (PL), que, de acordo com publicação de Tarcísio de Freitas em junho, “cedeu gentilmente” a busca à reeleição para que o irmão do ex-presidente Jair Bolsonaro pudesse concorrer.

Bolsonaro tem vários familiares na cidade e em municípios próximos. Aos 60 anos, Renato, que se filiou ao PL, conquistou, por fim, um cargo político.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?