Irmão de Bolsonaro é derrotado em Registro por aliado de Kassab
O adversário Samuel (PSD) conseguiu se eleger prefeito com 55,73%, mesmo com a forte campanha de Bolsonaro a favor do irmão
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — Mesmo com apoio de Jair Bolsonaro, Renato Bolsonaro, irmão do ex-presidente, perdeu, neste domingo (6/10), a disputa pela Prefeitura da cidade de Registro, no interior paulista.
Samuel (PSD) venceu com 55,73% dos votos, contra 29,82% de Renato. Ex-chefe da Casa Civil de Geraldo Alckmin em São Paulo e ex-deputado federal pelo PSDB, Samuel Moreira, hoje no PSD de Gilberto Kassab, reuniu 10 partidos em sua coligação: PSD, PP, Republicanos, União Brasil, MDB, Podemos, Solidariedade, PSB e PDT e PSDB. Moreira já foi prefeito da cidade duas vezes.
A cidade tem 59 mil habitantes e é conhecida como “capital” do Vale do Ribeira, ao sul do estado de São Paulo, região de preservação ambiental que abrange 22 municípios, incluindo Eldorado, cidade onde nasceu o ex-presidente e onde vive parte da família.
Derrota de Bolsonaro e Tarcísio
Coordenador regional do PL no Vale do Ribeira, Renato é chefe de gabinete da Prefeitura de Miracatu. Ele concorreu a vereador da cidade em 2008 e se candidatou a prefeito em 2012 e 2016. Antes, já havia disputado outras quatro eleições, e triunfou em nenhuma.
No entanto, a força local do eleitorado bolsonarista foi um dos ativos que levou o Partido Liberal (PL) a preferir lançar Renato à Prefeitura da maior cidade da região. Tanto que a cidade foi uma das poucas que recebeu o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em período de campanha.
No dia 10 de setembro, tanto Jair quanto Tarcísio de Freitas (Republicanos) visitaram o município para participar de uma carreata. Também participaram do ato o senador Marcos Pontes (PL-SP) e deputados federais como Rosana Valle (PL-SP), que também é candidata à Prefeitura de Santos. Outros candidatos em cidades do Vale do Ribeira também estiveram no evento.
Candidatura
A candidatura de Renato foi costurada a partir da desistência do atual prefeito da cidade Nilton Hirota (PL), que, de acordo com publicação de Tarcísio de Freitas em junho, “cedeu gentilmente” a busca à reeleição para que o irmão do ex-presidente Jair Bolsonaro pudesse concorrer.
Bolsonaro tem vários familiares na cidade e em municípios próximos. Aos 60 anos, Renato, que se filiou ao PL, conquistou, por fim, um cargo político.