IPVA SP: 1ª parcela ou cota única de placas com final 2 vence nesta 3ª
Proprietários dos veículos com placas final 2 em São Paulo têm desconto de 3% caso quitem IPVA em cota única
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — Acaba nesta terça-feira (14/1) o prazo para o pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2025 em São Paulo para os veículos com placa final 2. Os proprietários paulistas podem quitar a cota única, com desconto de 3% no valor, ou pagar a primeira das cinco parcelas do imposto.
Os valores podem ser consultados a partir do número do Renavam (Registro Nacional do Veículo Automotor) ou diretamente no portal da Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz-SP).
Preste atenção:
- Prazo para pagar IPVA de carros com final de placa 2 termina nesta terça (14/1) em SP;
- Pagamento pode ser à vista ou em cinco parcelas;
- Pagamento em cota única tem 3% de desconto;
- Pix, débito em conta e cartão de crédito podem ser usados como forma de pagamento;
- Casas lotéricas também recebem pagamento do IPVA
Desde 2024, para facilitar o pagamento dos contribuintes que optam por parcelar o imposto, a Sefaz definiu todos os vencimentos para o mesmo dia do mês — por exemplo, a placa 2, que vence nos dias 14/1, 14/2, 14/3, 14/4 e 14/5. Caso a data caia em finais de semanas ou feriados, o pagamento pode ser feito no próximo dia útil.
Para os proprietários de caminhões, os prazos são diferentes: caso queiram pagar o valor integral em janeiro, é concedido o desconto de 3%. Se optarem por quitar a cota única, não há desconto e o vencimento é em 22/4. Já os que desejam parcelar em três, quatro ou cinco vezes, os vencimentos são em 20/3, 20/5, 20/7 e 20/9.
Formas de Pagamento
A partir de 2024, a Sefaz-SP passou a aceitar o pagamento via Pix, através de um QR Code, beneficiando proprietários que não possuam conta nos grandes bancos tradicionais. Para realizá-lo, basta acessar a página do IPVA no portal Sefaz-SP e informar os dados do veículo, gerando assim um código de QR com validade de 15 minutos. Ao ler, confira a informação do pagamento, que é destinado à Secretaria da Fazenda e Planejamento, sob o CNPJ 46.377.222/0003-90, do Banco do Brasil.
As demais formas de pagamento continuam valendo. É possível realizar o pagamento por meio de internet banking, aplicativos de celular, terminais de autoatendimento ou outros canais da instituição bancária. Também pode ser realizado em casas lotéricas e com cartão de crédito nas empresas credenciadas à Sefaz-SP (essa opção tem acréscimos financeiros estabelecidos pela operadora conveniada – avalie sua conveniência consultando as condições diretamente com a operadora escolhida).
Demais informações sobre o IPVA 2025 podem ser consultadas no portal do Sefaz-SP. Atente-se sob o domínio do site, que deve ser “sp.gov.br”, para evitar possíveis golpes ou informações falsas.