metropoles.com

Investigação aponta fraude em licitação da Prefeitura de Aparecida

MPSP investiga fraudes e desvios em licitação para obras em pontos de ônibus em Aparecida; prefeitura foi alvo de busca e apreensão

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/MPSP
Imagem de policial parado de braços cruzados em frente a entrada de edifício - Metrópoles
1 de 1 Imagem de policial parado de braços cruzados em frente a entrada de edifício - Metrópoles - Foto: Divulgação/MPSP

São Paulo — A Prefeitura de Aparecida, cidade do interior de São Paulo, foi alvo de uma operação do Ministério Público paulista (MPSP), na manhã desta sexta-feira (19/4), que investiga fraudes e desvios de dinheiro público em uma licitação para obras em pontos de ônibus, realizada em 2022.

Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão, um na sede da prefeitura e três em endereços ligados a um empresário. A ação contou com apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Tribunal de Contas de São Paulo (TCE) e da Polícia Militar (PM).

De acordo com a denúncia, a empresa investigada vem celebrando diversos contratos com a cidade de Aparecida há três anos.

Em 2022, a administração municipal abriu licitação para fornecimento de abrigos de passageiros para diversos pontos da cidade, no valor estimado de R$ 568.999,92. A empresa investigada venceu o pregão.

Há também indícios de que os serviços foram integralmente pagos, mas nem todos os pontos de ônibus chegaram a ser efetivamente instalados na cidade, segundo o MPSP.

Questionada, a Prefeitura de Aparecida afirmou que o prefeito Luiz Carlos de Siqueira (Podemos), ao tomar conhecimento do “atraso do serviço da referida empresa”, abriu dois processos administrativos internos para apurar a situação. “Até o momento, não há conclusão desse procedimento, mas por conta da demora, a empresa foi notificada duas vezes para finalização”, disse a prefeitura.

“Ressalta-se que no contrato prevê-se a instalação de 15 pontos de ônibus na cidade, sendo cinco de 5 metros e dez de 3 metros de largura, com valor total de aproximadamente 148 mil reais. TODOS foram entregues e estão em atividade com cobertura e assentos devidamente instalados”, acrescentou.

Com relação aos toldos, após o processo interno e a notificação, a administração municipal informou que a empresa garantiu que finalizaria a instalação dos abrigos nos pontos até o final de abril em todas as áreas públicas que constavam na ata de registro de preço. “Nós colaboramos e colaboraremos sempre na entrega de todos os documentos necessários. E ao final do procedimento interno, iremos tomar as medidas cabíveis”, concluiu a prefeitura.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?