Inverno deste ano em São Paulo foi o segundo mais quente já registrado
Desde que o Inmet começou a fazer as medições, só o ano passado teve temperaturas mais altas que em 2024 na cidade de São Paulo
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a cidade de São Paulo teve neste ano o segundo inverno mais quente já registrado no município desde que o instituto começou a catalogar as medições da temperatura em 1961 . A média da temperatura durante a estação foi de 19,6°C, no ano passado a marca foi de 19,7°C.
De acordo com o Inmet, a temperatura média máxima foi de 26,3°C, e a média mínima ficou em 14,7°C. Durante o inverno de 2024, a capital paulista também registrou máximas incomuns para o período, como no dia 8/9 em que os termômetros bateram o 34,5°C, sendo a temperatura mais alta registrada no período.
O acumulado de chuva no inverno também foi abaixo do esperado, de acordo com dados do Centro de Gerenciamento de Emergência da Prefeitura de São Paulo (CGE). Na estação deste ano era esperado um acumulado de chuva de 132,7 mm, mas esse número foi 17,4% menor, 109,6 mm.
Em 2024, houve uma predominância no inverno de dias secos causados de massas de ar quente sobre várias regiões do Brasil. Isso foi um dos fatores que facilitaram a propagação do fogo em alguns focos de incêndio em São Paulo e em outros locais do país.