metropoles.com

Insistência por Silvão pode rachar base de Nunes na eleição da Câmara

Parlamentares avaliam que Executivo deve dar sinal mais claro sobre acordo com União Brasil; nome de Ricardo Teixeira tem mais apoio

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rede Câmara
Imagem colorida mostra Milton Leite sorrindo - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra Milton Leite sorrindo - Metrópoles - Foto: Rede Câmara

São Paulo — A insistência do presidente da Câmara Municipal de São Paulo, Milton Leite (União), em indicar o apadrinhado Silvão, do mesmo partido, para a sua sucessão tem enfrentado resistência entre as lideranças partidárias da Casa e pode causar um racha na base do prefeito Ricardo Nunes (MDB) na eleição da Mesa Diretora, que ocorrerá no dia 1º de janeiro de 2025.

Parlamentares avaliam que a escolha de um novato em primeiro mandato para o comando do principal Legislativo municipal do país poderia enfraquecer a base de Nunes na Câmara.

Leite afirma que fechou um acordo com Nunes à época da campanha para que a presidência da Câmara fique com o União Brasil pelos próximos quatro anos. “Quando sentamos na reunião que tivemos com os presidentes nacionais, ficou claro que ao MDB caberia a chapa majoritária. O Valdemar [Costa Neto, do PL] tinha a vice e a instância de poder nossa foi a Câmara pelos quatro anos e com o compromisso de sustentar o prefeito também”, afirmou Leite em entrevista ao Metrópoles, na última semana.

As lideranças partidárias se dizem dispostas a cumprir o acordo entre União e o Executivo, mas a indicação de Silvão desagrada especialmente os mais velhos, que se sentiriam “desmoralizados”, nas palavras de um parlamentar ouvido.

A falta de uma sinalização clara por parte do Executivo até o momento tem gerado um cenário de compasso de espera. “Estamos no limbo”, avaliou outro vereador em reservado.

Entre os vereadores ouvidos, o nome do União que seria consenso para a cadeira seria o de Ricardo Teixeira, visto como experiente e com boa relação com as bancadas. Teixeira foi secretário municipal de Mobilidade e Transportes na gestão Nunes, além de secretário das Subprefeituras e do Verde e Meio Ambiente do ex-prefeito Fernando Haddad (PT). Ele também já atuou em órgãos públicos como a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER).

Segundo aliados, o vereador também era o nome preferido de Ricardo Nunes para a presidência da Câmara. Leite, no entanto, deseja indicar Teixeira para o secretariado de Nunes, devido à sua experiência pregressa no Executivo. Antes dele, a preferência para a sucessão de Milton Leite era de Rubinho Nunes (União), mas seu nome desagrada o prefeito e seu entorno devido ao apoio do vereador a Pablo Marçal (PRTB) durante a campanha eleitoral.

Além de Rubinho e Silvão, os outros nomes da bancada eleita do União são Silvinho, outro apadrinhado por Milton Leite; pastora Sandra Alves; Adrilles Jorge; e Amanda Vetorazzo; esses dois últimos são considerados mais “independentes”.

A avaliação entre vereadores é que, caso não haja um acordo até o recesso parlamentar, a votação que ocorrerá no dia 1º de janeiro de 2025 pode se tornar imprevisível, com a possibilidade de outras candidaturas se articularem.

Caso o MDB decida lançar um nome, os mais cotados são de Fabio Riva, líder do governo na Casa, Sidney Cruz, relator do orçamento de 2025, e João Jorge, 1º vice-presidente da Câmara. O PSD teria Rodrigo Goulart como principal nome, caso houvesse um acordo para uma candidatura do partido.

Outra possibilidade é o surgimento de uma candidatura dos chamados “independentes”, com alguns nomes do PL bolsonarista no páreo. A legenda elegeu candidaturas consideradas mais radicais como Lucas Pavanato, Zoe Martinez e Sonaira Fernandes, que poderiam se articular para uma candidatura própria.

Em relação à oposição, o PT deve apoiar o candidato de Milton Leite para garantir a 1ª Secretaria. Já o PSol manterá a tradição de lançar candidatura própria para marcar posição. Os nomes mais cotados são os de Luana Alves e Celso Giannazi.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?