Inmet faz alerta de “perigo potencial” de chuva acumulada em SP
Nesta segunda-feira, chuvas podem atingir volumes de 50 mm no dia. Inmet alerta para baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — A frente fria que chegou a São Paulo nesse domingo (15/9), levantou um alerta de acúmulo de chuva para o estado nesta segunda-feira (16/9). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) colocou diversos municípios em estado de “perigo potencial”.
Segundo o Inmet, há chances de chuva entre 20 a 30 mm por hora ou até 50 mm ao longo do dia. O alerta é para baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos. As áreas afetadas são Macro Metropolitana Paulista, Metropolitana de São Paulo, Vale do Paraíba Paulista, Litoral Sul Paulista e Itapetininga. O alerta dura até às 10h de terça-feira (17/9).
As recomendações do portal para as áreas em perigo são evitar enfrentar o mau tempo, observar alteração nas encostas e evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Nesta segunda-feira, o dia amanheceu com chuva variando entre fraca a moderada intensidade, trazendo uma melhora significativa da qualidade do ar. De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), a tendência é que a chuva continue na capital e na Grande São Paulo durante a manhã e perca intensidade à tarde.
A temperatura máxima nesta segunda não deve passar de 18°C. A mínima deve ficar em torno de 14°C. Os dados do CGE apontam que a média pluviométrica da cidade entre às 0h e 7h da manhã foi de 3,5mm (5,1mm da média do mês, que é de 68,5mm). O volume pluviométrico acumulado de setembro até o momento é de apenas 3,9mm de chuva, o que corresponde a 5,7% dos 68,5mm esperados para o mês.