Incêndio atinge Museu Aberto de Astronomia, na região de Campinas
Um incêndio em andamento no Pico das Cabras, a 30 km de Campinas, atingiu instalações do Museu Aberto de Astronomia. Um homem foi preso
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — Um incêndio que teve início na noite dessa segunda-feira (9/9) no Parque Pico das Cabras, a 30 km de Campinas, no interior de São Paulo, atingiu instalações do Museu Aberto de Astronomia (MAAS), localizado no parque.
Segundo a Defesa Civil, o incêndio continua em andamento nesta quarta-feira (11/9), sendo realizado o combate pela equipe da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e helicóptero Águia, da Polícia Militar.
“O fogo se alastrou para Campinas, Morungaba e Itatiba”, afirmou o diretor de Comunicação da Defesa Civil de São Paulo, capitão Roberto Farina. As duas últimas cidades ficam a cerca de 40 km de Campinas. “Não foi possível dimensionar a área atingida, no período noturno equipes permanecerão em monitoramento”, disse o capitão.
Campinas é uma das 10 cidades atingidas por focos ativos de incêndio nesta quarta-feira, segundo atualização da Defesa Civil no início da manhã. As outras são Álvares Florence, Altinópolis, Bom Jesus dos Perdões, Campos do Jordão, Itirapuã, Mairiporã, Pedregulho, Santo Antônio do Aracanguá e São Bento do Sapucaí. Além disso, 48 cidades seguem em alerta máximo para incêndios.
Em nota enviada ao Metrópoles, o Museu Aberto de Astronomia informou que “felizmente, as áreas de construção do parque não foram afetadas, como entrada/recepção, banheiros, lanchonete e restaurante utilizado nos agendamentos escolares”.
“As áreas atingidas são boa parte da vegetação do parque e acessos às trilhas, que estaremos nos preparando parar reflorestar o mais breve possível”, diz a nota.
O MAAS é um espaço com 14 atrações equipadas para a observação e contemplação dos astros. “Promover o reconhecimento e valorização da Astronomia, integrando ciência, educação e cultura de forma inovadora em um ambiente acolhedor e interativo” é a missão do museu.
Incêndio criminoso
Um homem de 47 anos foi preso no final da tarde dessa terça-feira (10) por ter ateado fogo na região do Pico das Cabras.
O homem disse à Polícia Civil que cometeu o crime por estar “descontrolado e inconformado” com a morte do filho único, de 12 anos, por câncer. As informações são da CBN Campinas.
O homem foi localizado na altura do km 17 da Rodovia José Bonifácio Coutinho Nogueira, que liga o distrito de Joaquim Egídio, em Campinas, e a cidade de Morungaba.
Foram apreendidos dois sacos de estopa, dois frascos de uma substância inflamável, uma lata de cera e uma lata enrolada com linha.
O homem foi encaminhado ao 2º Distrito Policial de Campinas e vai passar por audiência de custódia nesta quarta-feira.
O Metrópoles procurou a Secretaria da Segurança Pública para mais informações, mas não obteve retorno.