metropoles.com

Incêndio atinge Museu Aberto de Astronomia, na região de Campinas

Um incêndio em andamento no Pico das Cabras, a 30 km de Campinas, atingiu instalações do Museu Aberto de Astronomia. Um homem foi preso

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação/MAAS
maas
1 de 1 maas - Foto: Divulgação/MAAS

São Paulo — Um incêndio que teve início na noite dessa segunda-feira (9/9) no Parque Pico das Cabras, a 30 km de Campinas, no interior de São Paulo, atingiu instalações do Museu Aberto de Astronomia (MAAS), localizado no parque.

Segundo a Defesa Civil, o incêndio continua em andamento nesta quarta-feira (11/9), sendo realizado o combate pela equipe da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e helicóptero Águia, da Polícia Militar.

“O fogo se alastrou para Campinas, Morungaba e Itatiba”, afirmou o diretor de Comunicação da Defesa Civil de São Paulo, capitão Roberto Farina. As duas últimas cidades ficam a cerca de 40 km de Campinas. “Não foi possível dimensionar a área atingida, no período noturno equipes permanecerão em monitoramento”, disse o capitão.

Campinas é uma das 10 cidades atingidas por focos ativos de incêndio nesta quarta-feira, segundo atualização da Defesa Civil no início da manhã. As outras são Álvares Florence, Altinópolis, Bom Jesus dos Perdões, Campos do Jordão, Itirapuã, Mairiporã, Pedregulho, Santo Antônio do Aracanguá e São Bento do Sapucaí. Além disso, 48 cidades seguem em alerta máximo para incêndios.

Em nota enviada ao Metrópoles, o Museu Aberto de Astronomia informou que “felizmente, as áreas de construção do parque não foram afetadas, como entrada/recepção, banheiros, lanchonete e restaurante utilizado nos agendamentos escolares”.

“As áreas atingidas são boa parte da vegetação do parque e acessos às trilhas, que estaremos nos preparando parar reflorestar o mais breve possível”, diz a nota.

O MAAS é um espaço com 14 atrações equipadas para a observação e contemplação dos astros. “Promover o reconhecimento e valorização da Astronomia, integrando ciência, educação e cultura de forma inovadora em um ambiente acolhedor e interativo” é a missão do museu.

Incêndio criminoso

Um homem de 47 anos foi preso no final da tarde dessa terça-feira (10) por ter ateado fogo na região do Pico das Cabras.

O homem disse à Polícia Civil que cometeu o crime por estar “descontrolado e inconformado” com a morte do filho único, de 12 anos, por câncer. As informações são da CBN Campinas.

O homem foi localizado na altura do km 17 da Rodovia José Bonifácio Coutinho Nogueira, que liga o distrito de Joaquim Egídio, em Campinas, e a cidade de Morungaba.

Foram apreendidos dois sacos de estopa, dois frascos de uma substância inflamável, uma lata de cera e uma lata enrolada com linha.

O homem foi encaminhado ao 2º Distrito Policial de Campinas e vai passar por audiência de custódia nesta quarta-feira.

O Metrópoles procurou a Secretaria da Segurança Pública para mais informações, mas não obteve retorno.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?