Chamas e gritos: fogo aterroriza moradores de condomínio em SP. Vídeo
Vídeos mostram momentos de pânico entre moradores do Condomínio Moradas São Carlos 1 após incêndio atingir canavial próximo
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — Imagens gravadas no sábado (24/8) pelos moradores de um condomínio em São Carlos, no interior de São Paulo, mostram momentos de terror durante as chamas de um incêndio atingirem um canavial próximo às casas.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, 83 focos de incêndio em zona de mata foram notificados na cidade no mesmo dia. O mais alarmante deles ocorreu em uma área de mata nos fundos do Condomínio Moradas São Carlos 1.
As chamas e a fumaça eram altas o suficiente para ultrapassar a altura dos muros das casas. Uma nuvem negra cobriu o céu de algumas residências, assustando os moradores. Imagens gravadas por testemunhas e obtidas pelo Metrópoles mostram gritos de pânico ao fundo (assista abaixo). As imagens foram cedidas pelo portal Comando VP 190, da região de São Carlos.
Uma moradora do condomínio disse ao Metrópoles que percebeu a presença das chamas pouco antes das 13h. “A fumaça já estava bem alta e já estava começando a dar pra ver as chamas atrás das casas”, informou a analista fiscal Jaqueline Ambrozio.
Segundo ela, os residentes dos imóveis mais próximos às chamas ficaram bastante assustados e correram com medo de que o incêndio tomasse as casas. “Não chegou a afetar nenhuma casa, graças a Deus, mas foi bem assustador”, contou. Jaqueline disse que demorou cerca de 2 horas até que o incêndio fosse controlado.
A assessoria de imprensa do Corpo dos Bombeiros revelou que é comum os próprios proprietários dos canaviais atearem fogo à mata. Quando as chamas fogem de controle, no entanto, os bombeiros são chamados para apagar o incêndio.
Para efeito comparativo, São Carlos registrou três focos de incêndio no domingo (25), 80 a menos do que no dia anterior.
Incêndios criminosos se espalham pelo estado
Atualmente, 48 cidades do interior paulista estão em alerta máximo por causa de incêndios criminosos, mostrou um balanço divulgado pelo governo de São Paulo na noite de domingo. O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) montou um gabinete de crise em Ribeirão Preto, região mais castigada pelas queimadas, que será mantido esta semana.
Até o momento, três pessoas foram presas acusadas de provocar incêndios no interior. Um deles foi detido na região de São José do Rio Preto e outro na cidade de Batatais, região de Ribeirão. Segundo a Defesa Civil de SP, não há mais focos de incêndio ativos no momento.