metropoles.com

Imóvel tombado na Bela Vista desaba parcialmente e é interditado

Segundo moradores, construção estava abandonada; imagens que circulam nas redes sociais mostram parede se descolando do resto da obra

atualizado

Compartilhar notícia

Alexandre Giesbrecht
imagem colorida mostra imóvel desabando no centro de sp - metrópoles
1 de 1 imagem colorida mostra imóvel desabando no centro de sp - metrópoles - Foto: Alexandre Giesbrecht

São Paulo – Um imóvel tombado do bairro da Bela Vista, no centro de São Paulo, precisou ser interditado pela Defesa Civil Municipal após sofrer um desabamento parcial, na noite deste sábado (13/1). A construção fica na Rua Artur Prado, 376, e estava abandonada, segundo moradores da região.

Fotos publicadas pela página São Paulo Antiga no Instagram mostram a parede da frente do imóvel se descolando do resto da construção. Veja abaixo:

3 imagens
Construção estava ancorada por barras de ferro há pelo menos 14 anos
Imóvel foi tombado em 2002, ao lado de outras construções da Bela Vista
1 de 3

Imóvel tombado na Bela Vista tem desabamento parcial e é interditado

Alexandre Giesbrecht
2 de 3

Construção estava ancorada por barras de ferro há pelo menos 14 anos

Alexandre Giesbrecht
3 de 3

Imóvel foi tombado em 2002, ao lado de outras construções da Bela Vista

Alexandre Giesbrecht

O Corpo de Bombeiros foi acionado, mas não entrou no local por medidas de segurança, segundo a Defesa Civil Estadual.

O órgão estadual também afirmou que um edifício vizinho à construção teve a entrada do prédio e o dormitório de um apartamento parcialmente interditados por causa do risco iminente de queda do imóvel tombado.

A Defesa Civil Municipal deve retornar ao local nesta segunda-feira (15/1) para uma nova vistoria. Imagens do Google Street View mostram que há pelo menos 14 anos as paredes da casa estavam escoradas por barras de ferro.

A casa da Rua Artur Prado foi tombado em 2002 pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (CONPRESP),  dentro do processo que decidiu pela preservação de várias construções da Bela Vista.

Na época, a resolução do tombamento do bairro destacou a importância histórica e urbanística da Bela Vista na estruturação da cidade de São Paulo e o grande número de edificações de “inegável valor histórico, arquitetônico, ambiental e afetivo”.

O Metrópoles questionou a Prefeitura de São Paulo sobre a situação do local. Em nota, a administração municipal informa que a Defesa Civil do município foi ao endereço e acionou a Subprefeitura Sé que, após vistoria na noite de ontem (13/1), constatou o risco de colapso do casarão.

Segundo a prefeitura, o local já estava interditado e o imóvel vizinho foi interditado parcialmente, na área de circulação pelo corredor lateral.

A Secretaria Municipal de Cultura (SMC) informa que o Casarão da Rua Artur Prado é uma propriedade particular e foi tombado em 2002, pela resolução 22/CONPRESP/02. A pasta ressalta ainda que será contratado um laudo para avaliação das condições estruturais da construção para possíveis intervenções.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?