metropoles.com

Idosos a partir de 60 anos voltam a ter acesso gratuito a trem e metrô

Idosos de 60 a 65 anos voltam nesta quarta-feira (1º/2) a ter direito ao acesso gratuito em metrô, trens, VLT e ônibus intermunicipais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fábio Vieira/ Metrópoles
metrô sp são paulo transporte público
1 de 1 metrô sp são paulo transporte público - Foto: Fábio Vieira/ Metrópoles

São PauloIdosos de 60 a 65 anos voltam nesta quarta-feira (1º/2) a ter direito ao acesso gratuito no metrô, trem, veículo leve sob trilhos (VLT) e nos ônibus intermunicipais em São Paulo.

As pessoas dessa faixa etária podem agora acessar gratuitamente o sistema de metrô com o cartão Top ou com o bilhete único.

A entrada gratuita em ônibus intermunicipais da Região Metropolitana de São Paulo pode ser feita também com o cartão Top. Na capital paulista, desde 14/12, os idosos já tinham o acesso grátis apresentando o RG e, a partir desta quarta-feira (1º/2), ainda podem usar o cartão ou o bilhete.

No VLT da Baixada Santista e serviços da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) nas Regiões Metropolitanas de Campinas, Baixada Santista, Vale do Paraíba e Litoral Norte e Sorocaba, o benefício é concedido com bilhetes emitidos pelas concessionárias.

Mudança de data

Rodrigo Garcia (PSDB) sancionou em 16/12, quando ainda era governador de São Paulo, a lei nº 17.611 sobre o benefício para idosos com idade de 60 a 65 anos.

“A partir de 1º de janeiro, será dada a gratuidade para essas pessoas no transporte público do estado. É uma lei aprovada pela Assembleia, sancionada por mim, um entendimento de toda a sociedade para a volta da gratuidade para todos os idosos”, disse Rodrigo na época.

Em 21/1, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) publicou o decreto 67.455, que regulamenta a legislação. O texto previa que a gratuidade seria instaurada em um prazo de até 15 dias, sendo que nesse período a Secretaria dos Transportes Metropolitanos divulgaria um ato detalhando a forma de implementação.

A resolução da Secretaria de Transportes Metropolitanos que definiu o funcionamento do benefício foi publicada nessa terça-feira (31/1).

Assim, a gratuidade que foi prometida pela gestão de Rodrigo Garcia para começar a valer em 1º/1, está sendo colocada em prática nesta quarta-feira (1/2).

Suspensão

O acesso gratuito ao transporte público estadual para idosos de 60 a 65 anos estava suspenso desde 1º/1/21, quando o então governador João Doria (sem partido) e o prefeito Bruno Covas (PSDB) cancelaram o benefício.

A gratuidade no transporte coletivo para quem tem mais de 65 anos é um direito garantido pela legislação federal por meio do estatuto do idoso.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?