Idosos a partir de 60 anos voltam a ter acesso gratuito a trem e metrô
Idosos de 60 a 65 anos voltam nesta quarta-feira (1º/2) a ter direito ao acesso gratuito em metrô, trens, VLT e ônibus intermunicipais
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – Idosos de 60 a 65 anos voltam nesta quarta-feira (1º/2) a ter direito ao acesso gratuito no metrô, trem, veículo leve sob trilhos (VLT) e nos ônibus intermunicipais em São Paulo.
As pessoas dessa faixa etária podem agora acessar gratuitamente o sistema de metrô com o cartão Top ou com o bilhete único.
A entrada gratuita em ônibus intermunicipais da Região Metropolitana de São Paulo pode ser feita também com o cartão Top. Na capital paulista, desde 14/12, os idosos já tinham o acesso grátis apresentando o RG e, a partir desta quarta-feira (1º/2), ainda podem usar o cartão ou o bilhete.
No VLT da Baixada Santista e serviços da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) nas Regiões Metropolitanas de Campinas, Baixada Santista, Vale do Paraíba e Litoral Norte e Sorocaba, o benefício é concedido com bilhetes emitidos pelas concessionárias.
Mudança de data
Rodrigo Garcia (PSDB) sancionou em 16/12, quando ainda era governador de São Paulo, a lei nº 17.611 sobre o benefício para idosos com idade de 60 a 65 anos.
“A partir de 1º de janeiro, será dada a gratuidade para essas pessoas no transporte público do estado. É uma lei aprovada pela Assembleia, sancionada por mim, um entendimento de toda a sociedade para a volta da gratuidade para todos os idosos”, disse Rodrigo na época.
Em 21/1, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) publicou o decreto 67.455, que regulamenta a legislação. O texto previa que a gratuidade seria instaurada em um prazo de até 15 dias, sendo que nesse período a Secretaria dos Transportes Metropolitanos divulgaria um ato detalhando a forma de implementação.
A resolução da Secretaria de Transportes Metropolitanos que definiu o funcionamento do benefício foi publicada nessa terça-feira (31/1).
Assim, a gratuidade que foi prometida pela gestão de Rodrigo Garcia para começar a valer em 1º/1, está sendo colocada em prática nesta quarta-feira (1/2).
Suspensão
O acesso gratuito ao transporte público estadual para idosos de 60 a 65 anos estava suspenso desde 1º/1/21, quando o então governador João Doria (sem partido) e o prefeito Bruno Covas (PSDB) cancelaram o benefício.
A gratuidade no transporte coletivo para quem tem mais de 65 anos é um direito garantido pela legislação federal por meio do estatuto do idoso.