Chuvas: hospital referência contra câncer infantil alaga em Sorocaba
Setor de quimioterapia da unidade de saúde inundou e andar ficou alagado. Hospital perdeu tomógrafo, medicamentos, insumos, entre outros
atualizado
Compartilhar notícia
Os temporais que atingiram São Paulo neste fim de semana provocaram estragos em várias regiões do estado. Em Sorocaba, o volume de chuvas chegou a 150 milímetros em três horas – 70% do esperado para todo o mês.
Entre os locais mais afetados está o Hospital do Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil (Gpaci), referência na região de Sorocaba no tratamento contra a doença entre crianças.
Durante o temporal, o primeiro andar do prédio inundou, o que causou prejuízos materiais e para o atendimento. Além disso, o setor de quimioterapia ficou alagado.
Os setores impactados incluem, ainda, áreas como recepção, odontologia, consultórios médicos, farmácia, nutrição e dietética, serviço de imagem e diagnóstico, refeitório, brinquedoteca, lavanderia e almoxarifado, todos no térreo do edifício.
Os danos mais significativos levaram à perda de medicamentos de alto custo e quimioterápicos, materiais hospitalares, produtos de higiene, limpeza, rouparia, bem como a prejuízos em equipamentos para tomografia, ultrassonografia e radiologia, nas câmaras de medicamentos, refrigeradores, em computadores e no servidor de sistema integrado.
Os pacientes que estavam no primeiro andar do prédio foram transferidos e passam bem, segundo a instituição hospitalar. A diretoria informou que tem reparado os danos, para tentar retomar o atendimento normal à população.
Uma equipe de 40 policiais militares e bombeiros, além de voluntários da Escola de Soldados e colaboradores do Gpaci, trabalha para organizar o espaço e avaliar os estragos.
No site oficial do hospital, o Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil pediu a compreensão de pacientes e da população. A instituição também recolhe doações por meio do Pix CNPJ 50.819.523/0001-32. Em caso de dúvidas, basta telefonar para 15 988-088-313.