metropoles.com

Horário eleitoral obrigatório do 1º turno acaba nesta quinta-feira

Em caso de segundo turno, horário eleitoral voltará a ser exibido na próxima semana, com nova distribuição de tempo entre os candidatos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gui Prímola/Metrópoles
Televisores com mensagem da propaganda eleitoral gratuita - Metrópoles
1 de 1 Televisores com mensagem da propaganda eleitoral gratuita - Metrópoles - Foto: Gui Prímola/Metrópoles

São Paulo — A exibição do último programa de propaganda eleitoral obrigatória antes do 1º turno das eleições municipais deste ano acontece nesta quinta-feira (3/10). Caso a expectativa de segundo turno se confirme, o programa só voltará ao ar na próxima sexta-feira (11/10), com uma nova distribuição nos horários dos candidatos.

Desde o dia 30 de agosto, os candidatos à Prefeitura e à Câmara Municipal têm usado o espaço para veicular suas propostas e se apresentar aos eleitores. O programa acontece com duas inserções na rádio, das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10, e duas na TV, das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40.

Em São Paulo, o tempo de propaganda eleitoral no 1º turno foi distribuído de forma desigual entre os candidatos. O atual prefeito e candidato à reeleição, Ricardo Nunes (MDB), ficou com a maior fatia, totalizando 6 minutos e 30 segundos, mais da metade do tempo disponível.

Guilherme Boulos (PSol), adversário de Nunes na liderança das pesquisas, teve 2 minutos e 22 segundos, enquanto Pablo Marçal (PRTB), tecnicamente empatado com Boulos nas intenções de votos, ficou sem acesso à propaganda em rádio e TV. Tabata Amaral (PSB) e José Luiz Datena (PSDB) receberam, respectivamente, 30 e 35 segundos cada.

Como será a propaganda eleitoral no 2º turno

A propaganda eleitoral voltará a ser exibida entre 11 e 25 de outubro, agora com uma nova dinâmica de distribuição de tempo. Enquanto no 1º turno o tempo é distribuído com base no desempenho dos partidos nas eleições de 2022, no 2º turno ele será dividido igualmente entre os dois candidatos.

Assim, caso chegue ao segundo turno, Ricardo Nunes perderá 1 minuto e 32 segundos de TV. Seus rivais, por outro lado, serão favorecidos: Guilherme Boulos ganharia 2 minutos e 38 segundos, e Pablo Marçal passaria a ter espaço na TV.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?