metropoles.com

Homem vira réu por não aceitar fim da relação e dar 20 facadas na ex

Alef de Souza Braga, de 29 anos, é acusado de tentativa de feminicídio por dar 20 facadas na ex-companheira; vítima está hospitalizada

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Montagem com duas imagens coloridas. À esquerda, foto de acusado. À direita, imagem de lesão no pescoço
1 de 1 Montagem com duas imagens coloridas. À esquerda, foto de acusado. À direita, imagem de lesão no pescoço - Foto: Reprodução

São Paulo – O programador Alef de Souza Braga, de 29 anos, virou réu por tentativa de feminicídio após não aceitar o fim da relação e dar cerca de 20 facadas na ex-companheira, a jornalista Caroline Cristina Galhardo, 33, na capital paulista, no início do mês. Com lesões graves, a vítima ainda está hospitalizada.

O caso aconteceu na noite de 3 de abril, por volta das 19h30, no apartamento da vítima, no Mandaqui, zona norte de São Paulo. Segundo a denúncia, oferecida pelo Ministério Público de São Paulo (MPSP) nesta sexta-feira (12/4) e aceita pela Justiça paulista no mesmo dia, a vítima foi atingida a facadas no pescoço, tórax e nos braços.

6 imagens
1 de 6

Reprodução
2 de 6

Reprodução
3 de 6

Reprodução
4 de 6

Reprodução
5 de 6

Reprodução
6 de 6

Reprodução

Mesmo ferida, Caroline conseguiu fugir para casa de uma vizinha e a Polícia Militar (PM) foi acionada. Socorrida ao hospital, ela ficou intubada na UTI e precisou passar por cirurgia no tórax e na cabeça por causa das lesões sofridas.

Ao entrar no apartamento, os PMs encontraram sangue espalhado por diversos cômodos e a faca, com o cabo quebrado, na entrada do imóvel. O agressor estava trancado no banheiro e dizia que ia cometer suicídio. Após cerca de 20 minutos de negociação, os agentes conseguiram fazer Alef abrir a porta, sair com as mãos para cima e se entregar. Ele foi preso em flagrante e segue na cadeia.

Feminicídio

Na delegacia, optou por ficar em silêncio. Ele vai responder por tentativa de homicídio qualificado, por motivo torpe (não aceitou o fim do namoro), emprego de meio cruel (múltiplos golpes de faca), sem dar chance de defesa para a vítima (agiu de repente) e em contexto de violência doméstica. O MPSP também pediu indenização de R$ 10 mil.

“Trata-se de tentativa de feminicídio, crime extremamente grave e cruel. Acreditamos que a condenação nos termos requeridos pelo Ministério Público é medida de Justiça”, diz o advogado Yuri Felix, que representa a vítima.

Segundo a acusação, Caroline e Alef tiveram um “relacionamento amoroso tumultuado” e chegaram a interromper a relação em 2022. Nesse período, o réu teria dito que “não iria desistir dela” e que Caroline “iria ver do que ele era capaz”.

Em janeiro de 2023, a jornalista conseguiu uma medida protetiva contra o agressor. Na ocasião, ela denunciou que era perseguida e relatou um episódio em que o acusado se jogou na frente do carro dela para forçá-la a parar e falar com ele.

Caroline, no entanto, pediu o relaxamento da medida pouco depois e o casal reatou. A tentativa de feminicídio aconteceu quando ela tentava terminar a relação outra vez.

Defesa

A defesa de Alef entrou com habeas corpus e alegou que ele poderia responder à acusação em liberdade, uma vez que é réu primário e não se trataria de “agente de alta periculosidade”. O pedido, entretanto, foi recusado.

“O paciente não tem histórico de crime, ou seja, é pessoa de boa índole, que não fere o ordenamento jurídico diante de sua soltura, e não tem postura ou condições de atrapalhar as investigações”, registraram os advogados Daniel Cardoso Abreu e Tiago Cardoso Abreu.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?