Homem que tentou matar deputada no litoral de SP é condenado a 6 anos
Atentado aconteceu em novembro de 2020, durante campanha eleitoral para a Prefeitura de São Vicente; criminoso foi preso em fevereiro
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — A Justiça de São Paulo condenou, na noite desta quarta-feira (27/10), Diego Nascimento Pinto a seis anos, nove meses e 20 dias de prisão pela tentativa de homicídio contra a deputada estadual Solange Freitas (União Brasil).
O crime aconteceu em São Vicente, litoral paulista, em novembro de 2020, durante a campanha eleitoral na cidade. Solange, então candidata à Prefeitura de São Vicente pelo PSDB, foi atacada quando estava em um carro com sua equipe na Vila Voturuá.
Um motociclista interceptou o veículo e atirou contra a janela do passageiro, onde Solange estava sentada, fugindo em seguida. Como o carro era blindado, ninguém foi atingido. O comitê eleitoral de Solange havia sido atacado um mês antes.
Na época, Solange não se elegeu, mas acabou eleita deputada estadual em 2022, com mais de 80 mil votos.
Prisão em fevereiro
Diego Nascimento foi preso em fevereiro deste ano e cumpre pena em regime fechado na Penitenciária de Tupi Paulista, no interior de São Paulo, onde deve permanecer após a sentença.
Para a deputada Solange Freitas, a “Justiça foi feita”. Apesar disso, afirmou que considerou a pena pequena e que seus advogados vão recorrer. “É um alívio porque a Justiça está sendo feita. Aos poucos, mas está sendo feita”, disse.
O Metrópoles não localizou a defesa de Diego Nascimento Pinto. O espaço está aberto para manifestações.