Homem que citou Jason e ameaçou ex com facão é solto após 10 dias
Homem que exibiu facão à ex-mulher e citou o personagem Jason em vídeo deixa prisão na Baixada Santista; vítima diz temer por sua vida
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – Dez dias após ser preso em Santos, litoral de São Paulo, por descumprimento de medida protetiva de urgência, Leonardo Henrique Pinheiro Brito, 37 anos, foi solto nesta terça-feira (20/06) por ordem da Justiça. Leonardo tem um histórico de agressões e ameaças contra a ex-mulher, a enfermeira C.D., 45 anos, com quem tem uma filha. Em um dos episódios, gravado pela vítima, ele exibe um facão e pergunta, sorrindo, se ela conhece “o filme do Jason” (veja abaixo).
Leonardo estava preso no Centro de Detenção Provisória 1 de São Vicente, na Baixada Santista. Ele foi detido no último dia 9, após ter levado, sem autorização, a filha de 8 anos da casa da mãe, em Santos, para sua residência, na capital paulista. Segundo C.D., o acusado também insistia em manter contato com ela e fazer ameaças.
O casal se separou em 2015, logo após o nascimento da filha. C.D. disse que tomou a decisão porque as agressões eram cada vez mais frequentes e ela temia pela segurança da criança. Após o rompimento, segundo ela, as agressões e ameaças continuaram, porque ele insistia em retomar o casamento. “Uma vez, ele quebrou minhas costelas. Em outra situação, quando fui tirar satisfação por ele ter destruído meu carro novo, ele me deu um soco no rosto que me fez desfalecer”, afirma.
O vídeo em que ele cita o personagem Jason, do clássico de terror “Sexta-Feira 13”, foi gravado no início deste ano. Segundo C.D., Leonardo estava irritado por suspeitar que ela estava se relacionando com outro homem.
A ex-mulher, que trabalha como enfermeira de home care, passou a recusar plantões por medo de sofrer algum ataque de Leonardo. Sem recursos, ela diz que, neste momento, nem tem como deixar sua casa com sua filha e seus pais. “Estou desesperada, não sei o que fazer. Vou para onde? Viver de quê?”
C.D. diz temer por sua vida e acredita que a repercussão do caso desperte ainda mais a fúria do ex-marido. A enfermeira fez uma vaquinha on-line para arrecadar algum dinheiro após a prisão dele, mas só conseguiu pouco mais de R$ 700.
Segundo a chefia de investigações da Seccional de Santos, Leonardo havia sido preso no ano passado e não retornou ao sistema carcerário na “saidinha” de Natal, razão pela qual era considerado foragido da Justiça desde janeiro. Foi nessa ocasião que, durante uma ligação de vídeo com a ex-mulher, fez a ameaça com o facão.
Na prisão do último dia 9, Leonardo também foi autuado por desacato, uma vez que teve comportamento hostil e desrespeitoso com a equipe que o prendeu. Durante seu depoimento à Delegacia da Mulher de Santos (DDM), ameaçou ir à Corregedoria da Polícia Civil denunciar os agentes que o prenderam.
Ainda assim, a juíza da 3ª Vara Criminal de Santos, Carla Milhomens, determinou que ele fosse solto. O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) disse que processos envolvendo violência doméstica e medidas protetivas tramitam em segredo de Justiça, razão pela qual não poderia informar as bases da decisão.
O advogado Sandoval Dantas Souza disse ao Metrópoles que, devido a problemas de conduta de seu cliente, vai renunciar à defesa de Leonardo assim que o localizar. Ele informou ainda que, durante o período em que advogou para o acusado, sempre o orientou a respeitar a medida protetiva. Um novo defensor não foi nomeado. O espaço segue aberto para manifestações.