Homem negro desmaia após “mata-leão” de segurança de metrô em SP
Segurança do Metrô de SP aplicou “mata-leão” em homem em meio a tumulto na Estação República; testemunhas falam em racismo
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – Um segurança do Metrô de São Paulo foi visto aplicando um “mata-leão” em um homem durante tumulto na Estação República, no centro da capital paulista. Segundo relatos, o episódio aconteceu nessa quinta-feira (14/3).
Um vídeo compartilhado nas redes sociais mostra a confusão em torno das catracas que dão acesso à estação, que integra as Linhas 3-Vermelha e 4-Amarela. No meio de passageiros e outros agentes, o segurança dá uma chave de braço por trás do homem, na altura do pescoço.
O rapaz chega a desmaiar. Em outro momento, o corpo dele é arrastado com a ajuda de outros seguranças da estação. A cena desperta a revolta de testemunhas, que começam a chamar os seguranças de “racistas”, pelo fato de o homem agredido ser negro.
Em nota, o Metrô de São Paulo afirmou que “vai apurar o caso com rigor”. “A Companhia não tolera qualquer forma de violência, seus funcionários são capacitados para o atendimento aos passageiros seguindo um rígido código de conduta. Se constatado qualquer desvio a esses princípios, os funcionários serão punidos”, concluiu o Metrô.