Homem morre após ser agredido por agentes da ViaMobilidade em estação
Homem aparentemente desorientado foi contido e agredido dentro da estação Carapicuíba. Concessionária lamentou episódio e afastou agentes
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — Imagens de câmeras de segurança da estação de trem de Carapicuíba, na região metropolitana de São Paulo, flagraram o momento em que agentes da ViaMobilidade imobilizam e agridem um homem no local. A vítima, identificada como Jadson Pires, fica inconsciente e morre pouco tempo depois. O caso é investigado pela Polícia Civil e uma sindicância foi aberta pela concessionária.
Segundo a ViaMobilidade, Jadson chegou à estação “bastante agitado e não respondia às orientações”. Ele foi contido por agentes da Guarda Civil e da concessionária após ter tentado invadir a linha de bloqueio diversas vezes, de acordo com nota da ViaMobilidade. As imagens mostram Jadson sendo chutado e arrastado pelos agentes.
O homem teve um mal súbito após ser contido, recebeu os primeiros socorros ainda dentro da estação e depois foi encaminhado pelo Samu a uma unidade de pronto atendimento, ainda segundo a empresa. A morte foi constatada na unidade de saúde.
A ViaMobilidade acrescentou que um homem de camiseta que aparece nas imagens participando da ação é um agente da Guarda Civil, que estava à paisana e não tem relação com a operação da concessionária.
“A causa da morte ainda está sendo apurada pelas autoridades, que aguardam o resultado dos exames pericial e toxicológico”, disse a ViaMobilidade, que também lamentou o episódio. “A concessionária (…) expressa suas sinceras condolências aos amigos e à família, com quem fez contato e se colocou à disposição para prestar apoio.”
“Cabe destacar que, imediatamente após esta ocorrência, um boletim de ocorrência foi registrado, uma sindicância interna foi instaurada e os agentes envolvidos foram preventivamente afastados de suas funções”, disse a empresa.
Por fim, a ViaMobilidade informou que repudia qualquer forma de violência e que investe continuamente na formação de seus colaboradores.
O que diz a SSP
Em nota ao Metrópoles, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) informou que a morte de Jadson é investigada pelo 1º DP de Carapicuíba. “Novas imagens foram analisadas pela autoridade policial, que intimou os envolvidos para novos depoimentos”, disse.
Os laudos periciais solicitados estão em elaboração e serão anexados ao inquérito assim que concluídos, segundo a SSP. A pasta disse, ainda, que a natureza inicial da ocorrência poderá ser alterada se surgirem novas evidências.