Homem é preso por importunação sexual dentro de trem no Tatuapé
Crime aconteceu na quinta-feira (19/10), dentro de trem da Linha 11-Coral; vítima teria dito que já foi importunada pelo mesmo homem antes
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — Um homem de 45 anos foi preso em flagrante por importunação sexual contra uma mulher de 33. O crime aconteceu dentro de um vagão de trem da Linha 11-Coral da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), na manhã dessa quinta-feira (19/10).
A vítima teria dito aos vigilantes da Estação Tatuapé, na zona leste de São Paulo, que havia sido assediada e que essa foi a segunda vez que o homem cometia o crime contra ela. Segundo o relato da vítima, ela desembarcou e foi seguida pelo infrator, que recuou embarcando em outro trem quando a vítima começou a gravar a cena.
De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP), o homem foi encaminhado por agentes de segurança da estação à 5ª Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), que pediu a conversão da prisão em flagrante para preventiva. “Outros detalhes serão preservados por se tratar de crime de natureza sexual”, disse a SSP.
Em nota, a CPTM lamentou o ocorrido e disse que entrou em contato com a vítima. “A CPTM está verificando as imagens para identificar o infrator e colaborar com a investigação policial”.
A companhia ainda informou que, desde 2020, possui o Espaço Acolher em 31 estações da cinco linhas, que oferece atendimento “humanizado e com privacidade” a mulheres vítimas de violência ou importunação sexual nos trens e estações da empresa.
Em 2022, foram registradas 113 ocorrências de importunação sexual na CPTM, sendo 73 atendidas pelo Espaço Acolher. Em 101 delas, o infrator foi identificado e encaminhamento ao DP e 37 ficaram detidos. Já nos dois primeiros meses de 2023, foram 14 ocorrências na CPTM, sendo 13 atendidas pelo Espaço Acolher, com 11 identificados e encaminhados ao DP e quatro ficaram detidos. Os dados são da própria companhia.