Homem é condenado por injúria racial em restaurante de ex-MasterChef
Cliente proferiu ofensas como “neguinho” e “preto sujo” contra funcionários de restaurante do chef Dario Costa, em Santos, no litoral de SP
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – O chef de cozinha Dario Costa comemorou nesse sábado (28/1) a condenação de um cliente por injúria racial.
O ex-participante dos programas Masterchef e Mestre do Sabor movia uma ação judicial contra o empresário José Severiano Morel Filho, de 65 anos, após o cliente ter proferido xingamentos contra funcionários do restaurante Madê Cozinha Autoral, em Santos, no litoral de São Paulo.
O caso ocorreu em janeiro de 2020. À época, Dario Costa foi às redes sociais para denunciar o ocorrido. Segundo os autos do processo, o homem fez insultos racistas ao chamar funcionários de “preto sujo”, “crioulo”, “pretinho” e “serviçal”.
O cliente foi condenado a pagar 40 salários míminos para cada um dos dois funcionários ofendidos. Ele também terá de prestar quatro anos de serviços comunitários. Na ação, a defesa pediu a absolvição do réu e afirmou não haver provas das injúrias. O prazo para recorrer da decisão ainda está aberto.
“Passando aqui para falar dessa notícia boa. Graças a deus deu tudo certo. Esse cara vai pagar por tudo que ele fez. Imagina uma pessoa que a troco de nada entra num restaurante e começa a disparar vários insultos racistas, homofóbicos, machistas”, afirmou Dario pelas redes sociais.
Indenização
Além da condenção no âmbito criminal, o empresário também foi condenado na esfera cívil a pagar R$ 5 mil para cada um dos quatro funcionários que se sentiram ofendidos pelos insultos, totalizando R$ 20 mil de indenização por danos morais. O processo já transitou em julgado.