Homem diz ter sido vítima de racismo em SP: “Aqui só entra macaco”
Homem contou em vídeo que, enquanto usava o banheiro, ouviu de dois funcionários de um supermercado que no local “só entrava macaco”
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo — Kleber de Jesus, de 23 anos, alegou ter sido vítima de racismo no último sábado (24/8) em um supermercado no distrito de César de Sousa, em Mogi das Cruzes, região metropolitana de São Paulo.
O homem conta, em vídeo, que saiu para comprar um lanche para a esposa. No caminho, precisou usar o banheiro e entrou em um supermercado.
Segundo boletim de ocorrência, dois funcionários do supermercado estavam conversando e, posteriormente, um segurança também entrou pouco depois. Os dois funcionários começaram a fazer piadas sobre “só entrar macacos” lá. O homem disse que, exceto ele, todos no local eram brancos.
“Entrei no banheiro e ai começou a piadinha. ‘Nossa, aqui só entra macaco’. Eu acho que ele [um dos funcionários] percebeu o que falou e depois falou ‘Ah, só entra macaco albino'”, afirmou no vídeo.
No relato, Kleber diz que, inicialmente, ficou sem reação. Ele saiu do banheiro e questionou o segurança sobre a fala, que a definiu como “uma brincadeira entre eles”.
“Quem já sofreu racismo sabe. Na hora a gente fica sem reação e eu fiquei sem reação. Falei ‘não é possível que isso está acontecendo comigo'”, afirmou Kleber
A administração do supermercado afirmou, em nota, que está tomando as medidas necessárias para investigar o caso e responsabilizar os envolvidos. “Recebemos com muita seriedade o relato de racismo ocorrido em uma de nossas unidades. A rede não tolera, de forma alguma, qualquer tipo de discriminação, racismo ou piadas de mau gosto em nosso ambiente.”